‘PC-12 da Beechcraft’, Denali tem novo atraso e certificação fica para 2025

Turboélice monomotor executivo continua sendo afetado pelo atraso no desenvolvimento do novo motor GE Catalyst
Monomotor Denali, da Beechcraft (TA)

O turboélice monomotor executivo Denali, da Beechcraft, não entrará mais em serviço no segundo semestre de 2024. A Textron Aviation confirmou nesta segunda-feira (8) que a certificação da aeronave foi postergada para 2025.

A razão é a mesma que provocou o atraso de um ano anunciado há cerca de seis meses: o motor GE Catalyst.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Mais eficiente e moderno, o motor Catalyst promete ser um rival de peso para o consagrado turboélice PT-6, da Pratt & Whitney, porém, está com o cronograma bastante atrasado e o Denali é a primeira aeronave a ser equipada com ele.

Atualmente os testes de voo são executados por três protótipos do Denali, que já acumularam mais de 1.300 horas de voo.

O sistema de pouso automático da Garmin (TA)

Além de confirmar o novo atraso, a  Textron anunciou que equipará o monomotor com o sistema Garmin Emergency Autoland, que será padrão na aeronave e permitirá o pouso automático em caso de incapacitação do piloto.

“O sistema Autoland é um excelente complemento para o Beechcraft Denali e o conjunto de aviônicos G3000, e o incluímos no programa como uma resposta direta às conversas contínuas com nossos clientes”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas & Operações de voo.

Pilatus PC-12

O Denali será um concorrente direto do bem sucedido Pilatus PC-12 e terá um desempenho bastante promissor.

A suíte de aviônicos Garmin 3000 (TA)

O motor Catalyst, equipado com o sistema FADEC, possui potência nominal de 1.300 cavalos (SHP) e pode utilizar combustível de aviação sustentável.

A aeronave também está equipada com novas hélices 2,67 metros de diâmetro e  5 pás da McCauley. O cockpit traz o conjunto de aviônicos Garmin G3000 com telas de alta resolução e controladores touchscreen.

Motor Catalyst em teste (GE)

Segundo a Textron, o turboélice será capaz de atingir velocidades de cruzeiro de 285 nós (528 km/h) com um alcance de 1.600 milhas náuticas (2.963 km) com um piloto e quatro passageiros.

O Denali poderá voar sem escalas de Los Angeles a Chicago, de Nova York a Miami ou de Londres a Atenas.

Total
0
Shares
Previous Post

Ucrânia derruba próprio drone Bayraktar sobre Kiev após perder conexão com o aparelho

Next Post

Mais Gripen por KC-390: proposta será feita pelo Brasil à Suécia

Related Posts
Total
0
Share