Perto de ser certificado no Brasil, turboélice chinês Y-12 é homologado na Europa

Bimotor turboélice Y-12 da chinesa Harbin recebeu o Certificado de Tipo da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia
A versão de exportação do Y-12 é chamada pelo fabricante de "Twin Panda" (Divulgação)
A versão de exportação do Y-12 é chamada pelo fabricante de “Twin Panda” (Divulgação)

Avião utilitário chinês, o Harbin Y-12F recebeu recentemente o Certificado de Tipo da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA, na sigla em inglês). Este é segundo grande centro da aviação fora da China onde a aeronave é liberada para voar. Há sete anos, o modelo foi aprovado pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos.

O Y-12F é a variante mais recente do avião da Harbin Aircraft, uma das divisões do grupo estatal AVIC e ex-parceira da Embraer na China. O fabricante apelidou o avião de “Twin Panda”, nome que lembra o Twin Otter, avião da De Havilland Canada que atua na mesma categoria.

A primeira geração do bimotor turboélice da Harbin estreou no mercado chinês em 1985 e desde então cerca de 300 unidades foram entregues para operadores civis e militares, como as forças aéreas do Paraguai, Peru e Guiana, citando apenas alguns exemplos na América do Sul – ao todo, o Y-12 tem 18 clientes militares.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O Harbin Y-12 voa a velocidade de cruzeiro de 250 km/h e tem autonomia de 1.300 km (Divulgação)
Modelo atual é bem diferente: a primeira geração do Y-12 estreou na China em 1985 (Divulgação)

O avião chinês foi homologado na Europa para transportar até 19 passageiros ou cerca de 3.000 kg de carga. O Y-12F é impulsionado pelos motores PT6A da Pratt & Whitney Canada com hélices de cinco pás. Segundo dados do fabricante, a aeronave alcança velocidade máxima de 387 km/h e tem alcance de 357 km com peso máximo de decolagem de 8.400 kg.

Turboélice chinês tem 30 intenções de compra no Brasil

A próxima parada do Y-12 será o Brasil. “Os diretores da AVIC estão muito interessados no Brasil e o mercado daqui é ideal para a aplicação do Y-12”, disse Jorge Theodoro, diretor da JCranes, empresa brasileira que representa a Harbin Aircraft, em contato com o AIRWAY.

Theodoro antecipou que a JCranes vai acompanhar profissionais da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em viagem à China em agosto para trabalhar na certificação brasileira do Y-12. “Esperamos que até setembro o avião deve estar homologado para voar no Brasil”, contou.

O Harbin Y-12 está em serviço em mais de 30 países, com operadores civis e militares (Allen Zhao/GFDL)
O Harbin Y-12 está em serviço em mais de 30 países, com operadores civis e militares (Allen Zhao/GFDL)

“O Y-12 é de uma categoria que tem muita demanda no Brasil e existem poucas opções nesse segmento”, disse Theodoro, citando os exemplos do DHC-6 Twin Otter e o novo Cessna SkyCourier como competidores do bimotor chinês. “É um avião moderno, não deve nada para o concorrentes e ainda é mais barato. Aqui no Brasil ele custar entre US$ 4,5 milhões e US$ 5 milhões, dependendo da versão.”

O diretor da JCranes ainda não cravou uma data para a chegada no Y-12 no Brasil, mas revelou que a empresa já acumula em torno de 30 intenções de compra de clientes brasileiros.

Total
0
Shares
Previous Post

KC-390 testa capacidade de combate a incêndios em treinamento da FAB

Next Post

Lula discute parceira entre Embraer e Saab com Primeiro-Ministro da Suécia

Related Posts
Total
0
Share