Picadinho de A380: primeiro “Superjumbo” da Emirates vira etiquetas de bagagem

Etiquetas da Aviationtag são feitas do metal reciclado do primeiro Airbus A380 recebido pela empresa árabe, em 2008
Etiqueta do A380 A6-EDA referente as passagens do avião pelo aeroporto de Guarulhos (Aviationtag)

O primeiro Airbus A380 operado pela companhia Emirates Airline, o modelo que voou com o registro A6-EDA, virou picadinho. E um desses pedaços do avião histórico pode ser seu.

A Aviationtag, em parceria com a Falcon Aircraft Recycling, lançou nesta semana uma nova série de etiquetas de bagagem feitas com o alumínio reciclado oriundo do desmantelamento do primeiro A380 que serviu com as cores da luxuosa empresa aérea de Dubai.

À venda no website da Aviationtag por 59,95 euros (R$ 316,08 na cotação atual), as etiquetas de metal estão disponíveis em 62 versões diferentes, cada uma delas em referência aos aeroportos ao redor do mundo por onde o A6-EDA passou. Os itens vêm acompanhados de certificados de autenticidade emitidos pela Emirates. Cada peça é limitada em 380 unidades.

As etiquetas indicam as datas do primeiro pouso da aeronave em cada um dos aeroporto por onde passou e a quantidade de vezes que ele esteve nesses terminais. A peça referente ao Aeroporto da Guarulhos, por exemplo, cita que primeiro voo do modelo para o local ocorreu em 1 de setembro de 2017 e que o procedimento foi repetido quatro vezes durante sua carreira.

O primeiro A380 recebido pela Emirates: avião transportou 2,1 milhões de passageiros entre 2008 e 2020 (Emirates)

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Parte dos lucros obtidos com as vendas das etiquetas do A380 desmontado serão revertidos à Emirates Airlines Foudation, fundação de filantropia da companhia que atualmente apoia 14 projetos em nove países ajudando crianças carentes.

Aposentadoria precoce

Produzido pela Airbus com o número de série MSN011, o A380 A6-EDA foi entregue à Emirates em julho de 2008 e entrou em serviço comercial no mês seguinte daquele ano, estreando na rota de Dubai para Nova York (via o aeroporto JFK), nos Estados Unidos. A cabine de dois andares do avião era configurada com 517 assentos em três classes.

O avião foi desmontado pela Falcon Aircraft Recycling no aeroporto de Dubai (Aviationtag)

De acordo com a Emirates, a aeronave completou um total de 6.319 voos, passando por 62 destinos. O avião em questão transportou mais de 2,1 milhões de passageiros e somou 55.863 horas de voo – o equivalente a seis anos e oito meses no ar.

Após ser retirado de serviço em abril de 2020, a aeronave foi desmontada no Aeroporto Internacional Al Maktoum, em Dubai, pela Falcon Aircraft Recycling, que demorou cerca de cinco meses para completar o trabalho.

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