Pilatus entregou 153 aeronaves em 2024, entre modelos PC-12, PC-21, e PC-24

Fabricante suíça superou números de 2023 ligeiramente, mas jato executivo bateu seu recorde
PC-12
PC-12

A fabricantes de aeronaves suíça Pilatus celebrou um 2024 positivo, onde atingiu um total de vendas de 1,633 bilhão de francos suíços (R$ 6,3 bilhões), alta de 10,5% em relação a 2023.

No período foram entregues 153 aeronaves, apenas cinco a mais do que no ano anterior, em virtude da menor demanda do monomotor turboélice PC-12.

Por outro lado, o jato executivo PC-24 superou sua melhor marca obtida em 2023 e entregou 51 aeronaves, quatro a mais do que anteriormente.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Desde que entrou em serviço em 2018, o modelo que é capaz de operar em pistas despreparadas já teve 282 aeronaves entregues.

PC-21
PC-21

Na divisão militar, a Pilatus voltou a entregar o treinador militar PC-21, do qual seis aeronaves foram enviadas a clientes.

“Apesar dos desafios, alcançamos marcos importantes em 2024, com ainda mais desenvolvimento de portfólio”, disse Hansueli Loosli, Presidente do Conselho de Administração da Pilatus.

Novos pedidos

A Pilatus ressaltou novos contratos assinados recentemente, como o fornecimento de 19 treinadores PC-21 e simuladores para uso pela Royal Canadian Air Force. As aeroanves serão mantidas e operadas por uma empresa terceirizada.

Recentemente, a Holanda confirmou a aquisição de oito PC-7MKX que substituirão aeronaves do mesmo tipo recebidas nos anos 80.

PC-24
PC-24

A empresa também passou a integrar a empresa RUAG Aerostructures, incluindo maquinários e 230 funcionários, além de expandir suas operações em países como Espanha e os Estados Unidos.

Apesar da queda nas entregas, o PC-21 teve um feito, a entrega de duas aeronaves para uso militar, um deles para o Exército Real Tailandês.

O modelo executivo continua reinando praticamente sozinho em seu segmento já que seu futuro rival, o Beechcraft Denali, segue com o desenvolvimento atrasado e com a certificação de tipo esperada para 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
O Cessna 172 "zero km" é avaliado em cerca de US$ 360 mil (Cessna Aircraft)

Dois aviões monomotores colidem no ar nos Estados Unidos

Related Posts