Porta-drones da marinha de guerra chinesa é visto em estaleiro
Navio ainda é experimental e poderá operar também com helicópteros

A Marinha da China, conhecida internacionalmente pela sigla PLAN (People’s Liberation Army Navy), continua firme em seu plano de expansão naval, como determinado pelo governo de Pequim, porém, não apenas com números.
A PLAN vem construindo embarcações para quase todo tipo de operação e a mais recente é um navio “porta-drones”.
Visto no estaleiro Guangzhou Shipyard International (GSI), na Ilha Longxue, em Guangzhou, a embarcação é tida como experimental.

Com imagens compartilhadas na rede social “X” pelo ex-submarinista e analista de defesa Tom Shugart, o navio chinês apresenta um pequeno convés de voo e uma ilha de comando posicionada ao boreste do casco.
Anteriormente, relatórios indicavam que a embarcação era um porta-aviões leve ou porta-aviões anfíbio, mas pelo porte, o navio é mesmo experimental e está mais próximo de um navio de controle marítimo como o português Dom João II.

Essa plataforma chinesa foi construída para pesquisa, desenvolvimento e testes de drones do tipo VTOL e helicópteros embarcados.
Todavia, seu porte é semelhante ao de um navio multipropósito, como o A140 Atlântico da Marinha do Brasil, medindo 201 metros de LOA (comprimento de proa a popa) e 36,8 metros de boca (largura), com algo entre 12 mil e 18 mil toneladas.

A embarcação poderia ter um hangar sob o convés de voo, assim como uma doca para um número desconhecido de LCAC ou LCV. No entanto, a altura em relação à linha d’água é estranhamente baixa, indicando que nenhuma das opções está presente.
NRP Dom João II

Enquanto a China inicia estudos para um potencial navio “porta-drones”, Portugal já está à frente com seu NRP Dom João II, um navio especializado que possui um convés de voo para operações de drones e helicópteros.
Além de operações com veículos autônomos, submarinos e de superfície, o NRP Dom João II terá foco no patrulhamento marítimo, com ênfase no combate à pesca ilegal e proteção de recursos marinhos na ZEE de Portugal.
O Dom João II está em construção no estaleiro Damen e mede 107,6 metros de comprimento e 20 metros de boca, com deslocamento de 7.000 toneladas de deslocamento.