Presidente da Qatar Airways sugere à Boeing mudar nome do 737 MAX

Executivo afirma que os recentes acidentes com o MAX prejudicaram a reputação da marca
Quase 400 jatos da série 737 MAX estão aterrados do mundo todo desde março (Boeing)
Quase 400 jatos da série 737 MAX estão aterrados do mundo todo desde março (Boeing)

O presidente e CEO da companhia aérea Qatar Airways, Akbar Al Baker, acredita que a Boeing precisa renomear a linha 737 MAX devido aos danos causados à reputação da marca. O jato da fabricante norte-americana está aterrado no mundo todo desde março, após o acidente com um modelo da Ethiopian Airlines, o segundo em cinco meses.

“A única dificuldade que temos é como convencer as pessoas a entrar em um Max, por causa do dano à reputação”, disse Al Baker, em entrevista ao Flight Global no Paris Air Show. “Temos total confiança na Boeing de que as questões serão resolvidas e os reguladores certificarão o avião.”

Perguntado sobre o que a Boeing poderia fazer para resolver a questão da reputação do 737 MAX, Al Baker disse: “Eu acho que a Boeing terá que renomear esta aeronave”. A companhia aérea do Catar encomendou 20 jatos 737 Max 8, dos quais cinco foram entregues à Air Italy, na qual detém uma participação de 49%.

O CEO da Qatar não é o primeiro a sugerir uma mudança de nome para o 737 MAX. Em abril deste ano, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump deu o mesmo palpite.

“O que eu sei sobre branding, talvez nada (mas eu me tornei presidente!), mas se eu fosse a Boeing, eu iria consertar o Boeing 737 MAX, adicionar alguns recursos extras e renovar o avião com um novo nome”, disse Trump pelo Twitter.

A Boeing anunciou nesta semana seu primeiro negócio para o MAX no evento em Paris após o segundo o segundo acidente com a aeronave. O grupo IAG, dono de companhias aéreas como a British Airways e Iberia, iniciou conversas com a fabricante para adquirir até 200 jatos, entre modelos MAX 8 e MAX 10. Curiosamente, a empresa se refere aos modelos como “737-8” e “737-10” – a Gol também mudou o nome do 737 MAX 8 para 737-8.

O retorno do 737 MAX ao mercado é esperado para os próximos meses. A Boeing afirma já ter concluído e testado as correções no sistema de controle de voo MCAS, cujo mal funcionamento é apontado como a principal causa nos dois acidentes recentes com a aeronave, que deixaram um total de 346 mortos.

Veja mais: KLM anuncia encomenda de até 35 jatos E195-E2 da Embraer

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