Primeiro bombardeiro “invisível” chinês, H-20 pode realizar primeiro voo muito em breve

Declarações de alto funcionário do país sugerem que um teste de uma aeronave de “significado estratégico e histórico” está prestes a ocorrer
Xian H-20
Concepção artística do Xian H-20 (Weibo)

A China pode estar prestes a realizar o voo inaugural do Xian H-20, primeiro bombardeiro furtivo desenvolvido no país.

Segundo a mídia do país, Ge Heping, um alto funcionário do Flight Test Establishment (FTE), divisão de testes de voo da da AVIC (Aviation Industry Corporation of China), exortou sua equipe a se mobilizar para a realização de um teste de “importância estratégica e histórica”.

A citação ao termo “estratégico” fez crescerem os rumores de que o voo em questão é do misterioso bombardeiro em formato de asa voadora.

O H-20 tem sido motivo de publicações esporádicas da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF), que chegou a divulgar projeções da aeronave em 2021.

Há algum tempo, o primeiro voo do bombardeiro é aguardado, mas há quem acredite que o suposto evento pode envolver outras aeronaves em desenvolvimento como a variante de decolagem por catapulta do caça J-15 ou então o J-35, novo caça naval furtivo que já foi visto em testes de voo.

Imagem de computador do H-20, primeiro bombardeiro stealth chinês (Reprodução)

O bombardeiro H-20 é o mais ambicioso programa de desenvolvimento de uma aeronave militar na China e fonte de dores de cabeça para a Força Aérea dos EUA, já afetada pela entrada em serviço do J-20, o primeiro caça furtivo chinês.

Segundo relatos, o bombardeiro teria um peso máximo de decolagem de 200 toneladas e uma carga útil de 45 toneladas. Um turbofan de alto desempenho que ainda está em desenvolvimento seria um dos motivos para o atraso no cronograma da aeronave.

 

Total
6
Shares
1 1 vote
Article Rating
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JAIR TOMAZ E SILVA FILHO
JAIR TOMAZ E SILVA FILHO
1 mês atrás

é, não foi possível roubar todo o projeto em tempo hábil… kkkk

Previous Post

Embraer fará “expedição” ao Reino Unido com seus principais aviões

Next Post

Azul libera uso de piercings e exposição de tatuagens em suas equipes de voo e terra

Related Posts
Total
6
Share