Primeiro helicóptero não tripulado da China realiza voo inaugural

Aeronave elétrica controlada remotamente é projetada para operar em grandes altitudes
O AR500C é projetado para operar em grandes altitudes, situação bastante desafiadora para helicópteros (AVIC)
O AR500C é projetado para operar em grandes altitudes, situação bastante desafiadora para helicópteros (AVIC)

Primeiro helicóptero não tripulado e com motorização elétrica desenvolvido na China, o protótipo AR500C da AVIC (Aviation Industry Corporation da China) completou recentemente seu primeiro voo na província de Jiangxi, no leste do país asiático.

Segundo comunicado da fabricante chinesa, a aeronave controlada remotamente é projetada para realizar missões de reconhecimento, retransmissão de comunicação, interferência eletrônica, indicação de alvos, combate a incêndios, entrega de cargas e detecção de radiação nuclear e contaminação química.

Altamente digitalizado e inteligente, AR500C pode decolar, pousar e pairar automaticamente. A AVIC cita ainda que o aparelho pode alçar voo em bases a uma altitude de 5.000 metros e pode alcançar um teto máximo de 6.700 m. A fabricante diz ainda que as baterias da aeronave tem autonomia para voos de cinco horas e o veículo pode voar a velocidade máxima de 170 km/h.

“Utilizamos um design aerodinâmico avançado para os rotores. Como a potência do motor cairá significativamente nos platôs, usamos o motor mais avançado da China”, disse Fang Yonghong, diretor de tecnologia da filial de helicópteros da AVIC, acrescentando que o helicóptero não tripulado pode ser facilmente controlado através de um teclado e uma tela.

O canal estatal China Central Television sugere que o AR500C pode ser empregado na fronteira da China com a Índia. As duas nações vivem um momento de tensões fronteiriças, à medida que tropas chinesas vem reforçando a faixa que divide os dois países em resposta à recente construção de instalações de defesa indianas na região do vale de Galwan, uma área montanhosa reivindicada pelos dois lados.

Além do AR500C, a AVIC também está desenvolvendo outros projetos de helicópteros não tripulados, incluindo o AV500 e sua variante de reconhecimento armado AV500W.

Veja mais: Rússia inicia produção de seu primeiro bombardeiro “invisível”

Total
90
Shares
Previous Post

LATAM devolverá ao menos 19 aviões após concordata

Next Post

Produção do Boeing 747 pode estar com os dias contados

Related Posts