Primeiro KC-390 de Portugal segue para a Europa

Aeronave da Embraer, que é parte de encomenda de cinco jatos feita pela Força Aérea Portuguesa, pousou neste domingo no país
O primeiro KC-390 de Portugal após pousar no país (FAP)

O primeiro KC-390 da Força Aérea de Portugal já está na Europa. Com matrícula provisória PT-ZDK, o jato multifunção da Embraer deve seguir para a OGMA, subsidiária da empresa brasileira que realizará a instalação de equipamentos padrão OTAN.

A aeronave decolou de Gavião Peixoto com destino ao Recife, onde fez a primeira escala técnica para reabastecimento. Após isso, partiu novamente em direção ao Aeroporto de Espargos, na Ilha do Sal. Neste domingo, o jato bimotor pousou em Beja às 10h00 após ser escoltado por dois caças F-16M.

A Força Aérea Portuguesa encomendou cinco KC-390 em 2019 para substituir seus antigos turboélices C-130 Hercules. A aeronave tem componentes produzidos no país já que é um dos parceiros no programa brasileiro.

Após receber os equipamentos necessários para operar dentro da Organização do Tratado do Atlântico Norte, o KC-390 ainda deverá passar por um processo de certificação pela Autoridade Aeronáutica Nacional.

Portugal será o primeiro país a operar o jato cargueiro militar, após o Brasil, que recebeu o primeiro avião em 2019. A previsão é que o primeiro avião entre em serviço no início de 2023.

Portugal receberá cinco KC-390 (Embraer)

Total
0
Shares
1 comment
  1. Muito bom ver essa parceira Brasil Portugal, que venham outras, pois os dois paises tem muito a ganhar e o avião é realmente um projeto bem mais avançado que o concorrente Hercules

Comments are closed.

Previous Post

Primeiro Airbus A350-900 da Azul tem semana cheia, com voos de treinamento

Next Post

Virgin Atlantic já conta com o novo A330-900neo

Related Posts
Total
0
Share