Maquete - ITA Linhas Aéreas

Maquete antecipa o visual dos aviões da ITA Linhas Aéreas (Reprodução/Linkedin)

Nova companhia aérea do grupo rodoviário Itapemirim, a ITA Linhas Aéreas pode estrear no mercado brasileiro já no primeiro trimestre de 2021.

O presidente do grupo, Sidney Piva, participou na terça-feira (22) de uma reunião com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e executivos da Zurich Airport, concessionária administradora do aeroporto de Vitória, onde a ITA planeja montar um hub.

De acordo com Piva, o primeiro voo da companhia está programado para decolar de Vitória no dia 21 de março de 2021. O executivo ainda não revelou quais destinos a ITA vai atender.

“Fizemos uma visita técnica no Aeroporto de Vitória, que possui toda estrutura e suporte que precisamos para montar nossa operação. Estamos em fase final da compra das aeronaves e em processo de contratação de pessoal. É um projeto que está caminhando bem e com o apoio que recebemos do estado e da Zurich, vamos conseguir concretizar em breve”, disse Piva.

A expectativa é de que os primeiros aviões da ITA cheguem ao Brasil até o final deste ano. A empresa planeja montar uma frota inicial com 10 jatos Airbus A320, que serão pintados na cor amarela tal como os ônibus da Viação Itapemirim.

A ITA Linhas Aéreos será a terceira empreitada da Itapemirim na aviação comercial. Nos anos 1990, a empresa operou uma subsidiária de carga aérea com jatos Boeing 727, mas que durou pouco tempo. Já em 2017, o grupo tentou adquirir a regional Passaredo (atual VoePass), mas o negócio acabou desfeito. Desta vez tudo leva a crer que o projeto é mais bem planejado.

Boeing 727 - Itapemirim Cargo

Boeing 727 cargueiros que pertenceram à Itapemirim Cargo: projeto não durou uma década (Aero Icarus)

Nota do editor: a ITA Linhas Aéreas já tem registrado um domínio na internet, mas a página ainda não está funcionando. 

Veja mais: Quarto protótipo do Boeing 777X já está voando