Quais são os 10 países que a Embraer negocia o KC-390 Millennium?
Presidente da empresa revelou negociações como uma dezena de potenciais clientes da aeronave multimissão, mas não citou nomes

Que a Embraer oferece o cargueiro militar C-390 Millennium para vários países no mundo, não é surpresa para ninguém, mas quantos afinal são eles?
O CEO da empresa, Francisco Gomes Neto, disse nesta segunda-feira que são “5, 10” países em negociações, mas sem revelar nomes por questões de sigilo.
Apesar do mistério, é possível vislumbrar até mais do que uma dezena de forças aéreas que estão na mira da Embraer, isso sem incluir os Estados Unidos, que são foco de um plano mais ambicioso e desafiador.
Veja a seguir quais nações podem se tornar operadores do C-390:
África do Sul
O país africano tem sido constantemente cortejado pela Embraer, que já levou o C-390 para exposições e para demonstrações à força aérea. A South African National Defence Force (SANDF) tem cinco C-130 Hercules em estado precário de manutenção e pode ser um próximo cliente.
Angola
País de língua portuguesa e laços com o Brasil, Angola tem contado com aeronaves russas como base da força aérea, mas o governo brasileiro busca há tempos convencer sua contraparte a adquirir o Millennium.

Arábia Saudita
A Embraer já prometeu investimentos e uma parceria para tornar a Arábia Saudita um centro de produção e suporte no Oriente Médio para seus aviões. A venda para a força aérea, no entanto, esbarra na relação próxima do país com os Estados Unidos.
Chile
Embora já seja um potencial cliente desde o lançamento do programa, o Chile ganhou força como operador do C-390 quando a bandeira do país apareceu numa apresentação da Embraer.
Colômbia
Outro país sul-americano há muito sondado como futuro comprador da aeronave de transporte militar. Recentemente, o ministro da Defesa do Brasil afirmou que a Colômbia pode adquirir três C-390 Millennium.

Egito
O Egito é outra nação em que a Embraer busca quebrar o favoritismo da Lockheed Martin, que já fornece o C-130J Super Hercules à Força Aérea. Assim como na Arábia Saudita, a promessa é de investir em projetos conjuntos de defesa.
Emirados Árabes Unidos
Assim como o Chile, os Emirados Árabes Unidos tiveram sua bandeira incluída entre os operadores do C-390 Millennium em encontro realizado pela Embraer no ano passado. Um acordo, no entanto, até hoje não foi anunciado.
Finlândia
O país europeu surgiu em declarações do ministro da Defesa do Brasil em abril, junto de Turquia e Polônia. A escolha do C-390 pela Suécia e sua presença em vários países da OTAN reforça as chances da Embraer.

Índia
A MTA é a concorrência mais ambicionada pela Embraer já que pode resultar em até 80 aeronaves encomendadas. Mas a disputa é difícil já que Airbus e Lockheed Martin têm os pés fincados na Índia e um poder de barganha maior.
Malásia
O país do Sudeste Asiático conversa com a Embraer há algum tempo e o C-390 esteve presente em uma exibição recente na Malásia, que pretende substituir seus antigos C-130.

Marrocos
Um dos mais prováveis acordos a serem anunciados em breve. O Marrocos já teria escolhido o Millennium para reequipar sua força aérea, segundo a mídia local. Relatos recentes afirmam que as negociações estão na reta final.
México
O Brasil quer aproveitar o alinhamento à esquerda de seu governo e do México para fechar um pedido da aeronave para a força aérea, nos moldes da venda de 20 jatos E2 para a estatal Mexicana de Aviación.
Nigéria
Em janeiro do ano passado, um KC-390 pousou em Abuja, na Nigéria, onde ficou por três dias em demonstrações aos oficiais nigerianos, mas desde então não se ouviu mais desdobramentos da visita.

Polônia
A Polônia faz parte de um grande esforço de vendas da Embraer que incluía a venda de aeronaves E2 para a transportadora estatal LOT. Porém, ela escolheu o rival A220, da Airbus, mas o pleito para vender o C-390 permanece nos planos.
Ruanda
A Ruanda talvez seja o cliente mais inusitado buscado pela Embraer já que possui uma força aérea limitada, formada por duas dezenas de helicópteros russos e alguns turboélices.
Turquia
Com sua indústria aeroespacial em expansão, a Turquia recentemente assinou um Memorando de Entendimento com a Embraer por meio da estatal Turkish Aerospace. Ambos os países querem vender aeronaves um para o outro e o C-390 seria um complemento à frota de A400M.
Vietnã
Assim como a Malásia, o governo Lula joga suas cartas no Vietnã que, embora comunista, tem uma economia cada vez mais ativa.