Quarto Boeing 777-9 de testes volta a voar após mais de três anos
Aeronave WH004 (N779XZ) decolou do Aeroporto de Paine Field em Everett em 7 de maio para se juntar ao programa de certificação

A Boeing finalmente recolocou em voo a 4ª aeronave 777-9 de testes na quarta-feira, 7. O protótipo de matrícula N779XZ (WH004) decolou do Aeroporto de Paine Field, em Everett, para um voo de 2 horas.
A aeronave voou pela primeira vez em setembro de 2020, mas foi aterrada no final de 2021, portanto, há quase três anos e meio.
A retomada dos voos do widebdody já era esperada há algumas semanas após a fabricante levar o 777-9 para uma área de testes de solo.
Segundo a Boeing, o WH004 acabou armazenado para que a empresa pudesse priorizar o trabalho nos outros três aviões de testes.

Nos últimos meses, uma equipe da fabricante concluiu a manutenção e realizasse atualizações na configuração do jato para que pudesse voltar a se juntar ao programa de certificação.
Avião será entregue à Lufthansa
O 777-9 de matrícula N779XZ é o único dos aviões de testes a ser configurado com interior para passageiros e tem como papel realizar testes relacionados à cabine, como do sistema de controle ambiental e de ruído.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Nossa equipe fez um trabalho incrível trabalhando em todas as atualizações de configuração necessárias para colocar o avião novamente em testes com segurança”, disse Brandon Schmitz, gerente do programa de testes do 777X, ao site BNN.

Até aqui, a Boeing já concluiu mais de 1.400 voos com os quatro protótipos do 777-9, que totalizaram cerca de 4.000 horas em voo.
Os planos da fabricante dos EUA são de obter a certificação de tipo junto à FAA no final de 2025 e iniciar entregas da aeronave em 2026.
Após encerrar os testes de certificação, o avião N779XZ deverá ser entregue à Lufthansa.