Queda do Il-112V pode ter reflexos no programa do turboélice Il-114-300

UAC estuda suspender participação da aeronave no evento “Army 2021” por conta de usar o mesmo motor TV7 que se incendiou no acidente com o Il-112V
O turboélice Il-114-300: mesmo motor do Il-112V (UAC)

A UAC, holding russa que controla a Ilyushin, negou já ter determinado que o turboélice regional Il-114-300 deixe de participar do “Army 2021”, um fórum militar marcado para ocorrer no final do mês.

Uma fonte da agência TASS havia dito que aempresa havia vetado que o avião fizesse um voo sobre o campo de aviação de Kubinka após o acidente com o protótipo Il-112V na terça-feira, 17

Os dois aviões desenvolvidos pela Ilyushin são equipados com o mesmo motor TV7, mas com versões diferentes. Ambos deveriam participar do evento, a partir de 22 de agosto.

“Até agora, nenhuma decisão sobre o protótipo do avião Il-114 foi tomada”, disse o porta-voz do UAC para a TASS.

Programas prioritários

Assim como o Il-112V, também o Il-114-300 passa por um longo atraso em seu programa de desenvolvimento. O fato de o avião de transporte militar ter apresentado um incêndio no motor direito antes da queda que matou os três ocupantes faz crer que a UAC pode ter decidido averiguar se o mesmo problema pode ocorrer com o modelo civil.

Protótipo do Il-112V que se acidento na terça-feira: problema no motor antes da queda (UAC)

Tanto o Il-114-300 quanto o Il-112V estão entre os programas prioritários do governo Putin a fim de renovar a frota de aeronaves russa.

O turboélice de passageiros possui 68 assentos e pode voar a 500 km/h em velocidade de cruzeiro. A aeronave tem alcance de 1.400 km e pode operar em pistas despreparadas. A meta da UAC é que o Il-114-300 possa ser usado em rotas localizadas em regiões remotas do país.

Já o Il-112V é um avião menor com características parecidas com as do brasileiro KC-390, graças à porta traseira de carga e as asas altas. Ele utiliza uma versão mais potente do motor turboélice, a ТV7-117SТ, com 3.500 hp (contra 2.900 hp do Il-114).

O Il-112V pode transportar até 5 toneladas de carga e possui uma autonomia de 2.400 km com 3,5 toneladas a bordo. Ele deverá substituir os antigos Antonov An-24 e An-26.

Total
12
Shares
Previous Post
Airbus A380 - Korean Air

Airbus A380 voará pela Korean Air por mais cinco anos

Next Post

KC-390 da FAB participará de missão humanitária no Haiti

Related Posts