Réplica do Gripen NG está exposta em Ribeirão Preto

Maquete do próximo caça da FAB ficará exposta no Ribeirão Shopping até 15 de outubro
O Gripen NG "de verdade" chega ao Brasil em 2019 (FAB)
O Gripen NG “de verdade” chega ao Brasil em 2019 (FAB)
O Gripen NG "de verdade" chega ao Brasil em 2019 (FAB)
O Gripen NG “de verdade” chega ao Brasil em 2019 (FAB)

A Força Aérea Brasileiro (FAB) levou a réplica do caça Saab Gripen NG para Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A maquete, que respeita o tamanho real da aeronave, ficará exposta no Ribeirão Shopping entre os dias 4 e 15 de outubro.

Esta é a primeira vez que o modelo do Gripen é apresentado fora de Brasília. De acordo com os organizadores, a expectativa é que mais de 50 mil pessoas visitem a réplica diariamente. Os visitantes poderão acessar o cockpit da aeronave e conhecer as vestimentas e os símbolos dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).

“Por meio da exposição podemos saber um pouco mais sobre tecnologia e aviação, ou seja, temas que aguçam a curiosidade e, ao mesmo tempo, incentivam as crianças a conhecer e ingressar na carreira militar”, afirma o curador da exposição, Marco Costta.

O ingresso para visitar o cockpit é um quilo de alimento não perecível que deve ser trocado no local do evento. Os alimentos arrecadados serão doados a uma instituição de caridade.

Chega logo, Gripen!

O Gripen NG, da fabricante sueca Saab, será o próximo caça da FAB, com chegada prevista para 2019. Ao todo, o Brasil encomendou 36 unidades da aeronave, que também serão fabricadas no Brasil, pela Embraer. Segundo a Aeronáutica, o novo aparelho atenderá às necessidades de defesa aérea do país pelos próximos 30 anos, após sua estreia.

Para entrar no cockpit os visitantes devem doar um quilo de alimento (FAB)
Para entrar no cockpit os visitantes devem doar um quilo de alimento (FAB)

O caça sueco vai ocupar a lacuna deixada pelos Mirage 2000, desativados em 2013. Desde a saída dos caças franceses, a FAB não conta com um caça capaz de voar duas vezes mais rápido que o som. O Northrop F-5, hoje o principal caça de defesa do Brasil, alcança 1.700 km/h – o Gripen NG, ainda em desenvolvimento, poderá voar a mais de 2.400 km/h.

Além da velocidade, o Gripen NG também poderá carregar armamentos avançados, alguns ainda nunca utilizados no Brasil, como mísseis de médio alcance guiados por radar ou bombas guiadas a laser. O caça sueco ainda terá capacidade para ser reabastecido em voo, tarefa que será realizada pelo cargueiro Embraer KC-390.

O primeiro Gripen NG, chamado pela Saab de “Gripen E”, foi apresentado na Suécia em maio deste ano. Já o voo inaugural do caça reformulado está programado para acontecer até o final deste ano.

O Gripen NG foi apresentado em maio deste ano, na Suécia (SAAB)
O Gripen NG foi apresentado em maio deste ano, na Suécia (SAAB)

Pela primeira vez em mais de 70 anos de existência, a FAB terá uma aeronave de superioridade aérea avançada de acordo com a tecnologia de seu tempo. Em termos de capacidade de combate e alcance operacional, o Gripen NG pode cumprir a mesma tarefa de quatro caças F-5.

Serviço

Exposição da réplica da aeronave Gripen NG
Período: 04 a 15 de outubro de 2016
Local: oitava expansão
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h
Visitação gratuita

Veja mais: Os estranhos e originais aviões de guerra da Suécia

Total
0
Shares
3 comments
  1. Olá Thiago, sou morador do Rio de Janeiro, assim como em São Paulo, eu também gostaria de ver esta réplica do Gripen aqui no Rj., já enviei um e-mail para a FAB, mai ainda não tive resposta, então estou pedindo a sua ajuda neste assunto, fico grato pela sua ajuda. Atenciosamente

Comments are closed.

Previous Post
O estudantes interessados no programa devem estar cursando o segundo ano de graduação (Thiago Vinholes)

Gol lança serviço de internet em voo

Next Post
A Azul Uruguay é cotada para voar ainda em 2017 (Azul)

Em ritmo de Oktoberfest, Azul oferece cerveja “chique” em voos

Related Posts