Royal Air Maroc vai deixar Boeing de lado e investir em jatos Airbus, diz jornal
Companhia aérea estatal, que também é cliente da Embraer, pode anunciar acordo amplo que inclui jatos fuselagem estreita e larga, incluindo o A220

A Boeing pode perder mais um cliente tradicional, a Royal Air Maroc (RAM). A companhia aérea africana estaria próxima de fechar um acordo com a Airbus para receber uma ampla variedade de aeronaves, segundo o jornal francês La Tribune.
A quantidade e o tipo de aeronaves não foram revelados, porém, acredita-se que incluam jatos das famílias A220, A320neo e um modelo widebody.
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O acordo só dependeria da resolução de um desentendimento da RAM com as autoridades francesas quanto à perda de slots no Aeroporto de Orly, em Paris.

Plano de chegar a 200 aviões em 2036
Atualmente, a Royal Air Maroc possui uma frota de 52 aeronaves, a maior parte dela de jatos da Boeing. São 30 jatos 737 (28 737-800 e dois 737 MAX 8), onze 787 Dreamliner, seis ATR 72 e quatro Embraer E190.
A fabricante brasileira também estaria de olho em algum pedido desde que a RAM lançou a concorrência em abril do ano passado.

A Royal Air Maroc quer abandonar o posto de coadjuvante e se transformar numa grande companhia aérea global, aproveitando o crescimento do turismo no Marrocos, que recebeu 17,4 milhões de viisitantes em 2024. Além disso, o país se prepara para sediar a Copa do Mundo da FIFA de 2030, em conjunto com Portugal e Espanha.
Reaproximação com a França
As chances da Airbus com a Royal Air Maroc cresceram nos últimos tempos graças à reaproximação da ex-colônia com a França.
O Marrocos tem na fabricante europeia seu maior cliente no segmento aeroespacial, respondendo por 70% das exportações no setor.
A relação deve ficar mais próxima ainda após a aquisição de instalações da Spirit Aerosystems pela Airbus em abril.

Ela incluiu uma unidade em Casablanca, onde são produzidos componentes para as famílias A220 e A321neo.
Não será a primeira vez que a A Royal Air Maroc terá aeronaves Airbus em sua frota. Quatro A321 voaram na companhia aérea entre 2009 e 2013, além de um A320 arrendado pela Nouvelair Tunisie entre 2016 e 2018.