Royal Air Maroc vai comprar mais jatos. Chances para Embraer?

Companhia aérea de bandeira do Marrocos deve encomendar cerca de 200 aeronaves, em preparação para Copa do Mundo de 2030
Um dos quatro Embraer E190 da Royal Air Maroc
Um dos quatro Embraer E190 da Royal Air Maroc (Pete Webber)

A Royal Air Maroc, companhia aérea de bandeira do Marrocos, solicitou propostas aos fabricantes de aeronaves para expandir sua frota.

A afirmação foi feita pelo CEO da empresa, Abdelhamid Addou, na semana passada. Segundo ele, a licitação foi aberta em 15 de abril, mas sem revelar quais fabricantes foram avisadas.

A Boeing surge como empresa favorita a fornecer aeronaves já que a frota da Royal Air Maroc é composta atualmente de jatos 787 e 737, incluindo dois 737 MAX 8. Além deles, há seis turboélices ATR 72 e quatro jatos Embraer E190.

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A despeito disso, não será surpresa se a Airbus disputvencer ou dominar o pedido, que envolveria aeronaves de 100 a 300 assentos, aproximadamente.

Boeing 787-9 da Royal Ai Maroc
Boeing 787-9 da Royal Ai Maroc (N509FZ)

Em outubro, Addou comentou que o plano é quadruplicar a frota, passando de 52 para 200 aeronaves.

Um dos motivos para isso é a realização da Copa do Mundo Fifa de 2030, que será sediada pelo Marrocos em conjunto com Portugal e Espanha.

São esperados 30 milhões de turistas por ano no país africano dentro de seis anos.

Chance para a Embraer?

A busca por novas aeronaves pode ser uma boa notícia para a Embraer. A fabricante brasileira já é conhecida da Royal Air Maroc e poderia introduzir a família E2, que oferece maior alcance e capacidade além de um custo operacional mais baixo.

Os E195-E2, por exemplo, poderiam atender destinos no continente africano e sul da Europa, além de ilhas turísticas no Atlântico.

Jato E195-E2 da Embraer
Jato E195-E2 da Embraer

Com as carteiras de pedidos lotadas e as dificuldades pelas quais passa a Boeing para produzir suas aeronaves, a linha de montagem menos sobrecarregada poderia ser um atrativo oferecido pela Embraer.

O CEO da Royal Air Maroc, no entanto, não forneceu nenhum prazo para decisão de compra de novos aviões.

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