Rússia cancela e depois reconfirma avião utilitário LMS-901

Aeronave da Baikal foi projetada para substituir o biplano Antonov An-2 da era soviética e tinha planos de produção a partir de 2026

Aeronave também usa trem de pouso convencional fixo
Aeronave também usa trem de pouso convencional fixo (Baikal)

O programa de desenvolvimento do monomotor leve utilitário LMS-901, da Baikal, passou por altos e baixos dias neste mês.

A aeronave civil russa teve seu projeto cancelado, mas logo depois reconfirmado pelo governo do país.

O Vice-Primeiro Ministro da Rússia, Yury Trutnev, anunciou que o LMS-901 não seria mais produzido devido a um impasse não esclarecido.

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Em reunião no começo do mês em um comitê de estados do extremo oeste e Ártico, Trutnev afirmou que “a partir de hoje, esse trabalho atingiu um beco sem saída, o que significa que a aeronave Baikal não é mais esperada.”

O LMS-901 pretende ser uma alternativa ao An-2 (Baikal)

No entanto, o Primeiro Vice-Primeiro Ministro, Denis Manturov, desmentiu seu colega logo a seguir. “Todas as decisões finais foram tomadas. Este projeto continuará a evoluir e será realizado”, afirmou ele, segundo a agência estatal TASS.

O Ministério da Indústria e Comércio da  Rússia afirmou ainda que o projeto recebeu aprimoramentos que comprovaram sua eficácia e que por isso o LMS-901 seguirá em desenvolvimento.

Substituto do Antonov An-2

Desenvolvido por uma empresa de engenharia que é subsidiária da Ural Works of Civil Aviation (UZGA), o LMS-901 foi pensado como um substituto direto para o Antonov An-2, o biplano de motor a pistão que teve milhares de unidades fabricadas e foi usado em diversas missões.

O protótipo voou pela primeira vez em janeiro de 2022 equipado com um motor turboélice H80 desenvolvido pela GE Aviation em sua subsidiária na República Tcheca.

O An-2 que se acidentou (Kjell Brattfors)

As sanções comerciais à Rússia, no entanto, fizeram o projeto mudar em favor do motor VK-800, da Klimov.

O LMS-901 possui 12,2 metros de comprimento, 16,5 metros de envergadura e peso máximo de decolagem de 4.800 kg.

Ele pode voar até 300 km/h em velocidade de cruzeiro e tem um alcance estimado em 1.500 km com uma carga útil de 2 toneladas.

Assim como o An-2, o turboélice possui asas altas apoiadas por suportes e trem de pouso fixo convencional.

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