Rússia quer lançar ‘jatão’ com fuselagem ovalada e asas diferentes

Instituto de pesquisas iniciou testes em túnel vento para avaliar ganhos aerodinâmicos em um potencial jato comercial para até 250 passageiros
Frigate Ecojet: projeto russo de avião "achatado" já é pensado há vários anos
Frigate Ecojet: projeto russo de avião “achatado” já é pensado há vários anos

O Instituto Aerohidrodinâmico Central de Moscou (TsAGI), na Rússia, divulgou nesta semana informações sobre um novo projeto chamado de Integral-MS e que pretende testar novas configurações de fuselagem e asas capazes de oferecerem um desempenho mais eficiente.

Para descobrir se são válidas ou não, a equipe russa montou três maquetes em escala para ensaios em túnel de vento de baixa velocidade. O primeiro deles, MS-1, com uma fuselagem convencional e os outros dois com fuselagens ovais, achatadas no eixo vertical.

Um deles, o MS-3, também estava equipado com asas diferentes, cuja base se expande e se une à fuselagem de uma forma mais integrada.

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Maquete de widebody com a fuselagem ovalada no túnel de vento
Maquete de widebody com a fuselagem ovalada no túnel de vento (TsAGI)

“Esta solução (MS-3) aumentará a qualidade aerodinâmica e as propriedades de suporte de carga em baixas velocidades, o que permitirá reduzir o comprimento necessário da pista”, disse o comunicado do TsAGI.

“A utilização de fuselagem oval reduzirá o consumo de combustível e aumentará o espaço para os passageiros, aumentando assim o conforto do voo. Além disso, o avião terá um convés inferior ampliado, onde poderá ser transportada mais carga,” adicionou o instituto.

Ensaios em voo transônico

O estudo do TsAGI é baseado em uma aeronave widebody com capacidade para 220 a 250 passageiros e alcance entre 8.000 e 9.000 km, ou seja, semelhante em porte a um Boeing 787 ou Airbus A330.

Os primeiros ensaios indicaram que a opção MS-3 tem um comportamento similar à cofiguração clássica de fuselagem em baixas velocidades, mas seria mais resistente e capaz.

O instituto fará agora um novo modelo em escala para ser avaliado em um túnel de vento transônico que irá validar os dados em voo de cruzeiro.

Versão estudada com asas que se integram à fuselagem
Versão estudada com asas que se integram à fuselagem (TsAGI)

Ideia já é pensada há décadas

A proposta de um jato de longa distância com uma fuselagem ovalada não é recente. A própria Rússia apresentou um projeto assim no início dos anos 90, que mais tarde ficou conhecido como “Frigate Ecojet”.

O widebody seria ainda maior, com capacidade para até 350 passageiros e configuração inicial bimotor. Mas os russos acabaram alterando o projeto para um solução com quatro motores em 2017 devido à ausência de turbofans adequados ao projeto.

Cabine de passageiros do Frigate Ecojet
Cabine de passageiros do Frigate Ecojet

Apesar da publicidade na época, o programa não foi adiante, a despeito de a Rússia necessitar de uma aeronave capaz de tomar o lugar dos ultrapassados Il-96.

No entanto, a falta de recursos financeiros e as sanções comerciais do Ocidente após a invasão à Ucrânia minaram os esforços nesse sentido.

Antes disso, a estatal UAC havia se associado à COMAC, da China, para colocar no mercado o widebody CR929, mas os russos deixaram o projeto no ano passado.

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  1. A Rússia está desesperada para atrair a atenção de investidores. Coisa que não vai ocorrer obviamente.
    Toda semana sai alguma “matéria” anunciando algo diferente e inovador, mas que nem mesmo no papel existe.
    A única coisa garantida é que a Lada lance a linha 2025 do Niva.

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