Após comprar 55 jatos Embraer, SAS mira widebodies A350 e A330neo
Companhia escandinava avalia até 20 aeronaves para ampliar e renovar frota de longa distância, diz reportagem
A SAS Scandinavian Airlines está em negociações com a Airbus para um possível pedido de 15 a 20 aeronaves widebody, segundo reportagem da Bloomberg. O acordo pode envolver uma combinação de A350 e A330neo, com entregas previstas para o início da próxima década.
Caso seja concluído, o pedido representará a decisão mais relevante da companhia para sua frota de longa distância desde a conclusão do processo de reestruturação sob o Capítulo 11. A SAS saiu da proteção contra falência em 2024, após ser recapitalizada por um grupo de investidores liderado pela Air France-KLM, que se tornou seu maior acionista.
Atualmente, a companhia opera seis A350-900 e oito A330-300. Embora a frota de A350 seja relativamente recente, os A330-300 têm idade média de cerca de 15 anos, o que faz do A330-900 o sucessor natural desses aviões.
O início de uma campanha de substituição já era esperado há alguns anos, enquanto a SAS avalia como modernizar suas operações de longa distância. A companhia atende destinos na América do Norte e Ásia a partir de seus hubs escandinavos, operando exclusivamente aeronaves widebody da Airbus.
Primeiros E195-E2 da SAS serão entregues no final de 2027 (Embraer)
A escolha pela Airbus também garante a padronização da frota. Além dos aviões de longa distância, a SAS opera 85 jatos da família A320, consolidando a Airbus como principal fabricante em sua frota.
A companhia já iniciou a renovação de outros segmentos de sua operação. No ano passado, a SAS anunciou acordo para até 55 Embraer E195-E2, um dos maiores compromissos com o E2 na Europa. Os jatos devem substituir gradualmente aeronaves regionais e apoiar a expansão futura da malha.