Sem opção com a Boeing, Icelandair escolhe o Airbus A321XLR para o lugar dos 757

Empresa aérea da Islândia, Icelandair vai receber os novos A321XLR da Airbus a partir de 2029

Companhia aérea da Islândia, a Icelandair confirmou hoje (6) um pedido firme para adquirir 13 jatos Airbus A321XLR. Esta é a primeira vez que a empresa islandesa, fundada há quase 90 anos, encomenda aviões do fabricante europeu.

Além de adquirir o A321XLR, a Icelandair também planeja alugar outros quatro A321LR. Ao introduzir essas aeronaves, a empresa do “país de gelo” pretende explorar novas oportunidades de mercado aproveitando os bons números de autonomia das versões de longo alcance baseadas no A321neo.

“A eficiente aeronave A321XLR fortalecerá ainda mais nosso modelo de negócios, aumentará nossa flexibilidade e proporcionará oportunidades de crescimento futuro. A primeira aeronave está programada para entrega em 2029, mas planejamos ter quatro aeronaves Airbus em operação antes do verão [na Europa, entre junho e setembro] de 2025 e agora garantimos o arrendamento de novas aeronaves A321LR”, disse Bogi Nils Bogason, CEO da Icelandair.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Ao selecionar o A321XLR, a Icelandair repete o roteiro de outras empresas que encomendaram o novo jato de longo alcance da Airbus para substituir os antigos Boeing 757, aeronave de uma categoria que foi abandonad A companhia islandesa possui atualmente 17 modelos do tipo, nas versões 757-200 e 757-300. A empresa programou a aposentaria desses aparelhos para 2026.

Boeing 757-200 da Icelandair; modelo será aposentado em 2026 (Konstantin von Wedelstaedt via GFDL)

“Estendemos nossa sincera gratidão à Icelandair por depositar sua confiança na Airbus. É com imenso orgulho que damos as boas-vindas à Icelandair como um novo cliente da Airbus. Ao aproveitar o desempenho excepcional do A321XLR, a companhia aérea está trilhando um caminho de crescimento sustentável com eficiência notável e uma redução significativa nas emissões de CO2”, expressou Christian Scherer, diretor comercial da Airbus e chefe da Airbus International.

A Icelandair é 15º companhia aérea que encomenda o A321XLR – no Brasil, o jato foi selecionado pela LATAM Airlines. Com este novo pedido, a carteira de pedidos do novo avião da Airbus chegou 317 aeronaves. A estreia do modelo, que tem alcance de 8.700 km, é esperada para meados de 2025.

Total
0
Shares
Previous Post

Norwegian Air comprou a Widerøe, primeira cliente do Embraer E2

Next Post

Cargueiro A400M bateu novo recorde ao voar sem parar da Inglaterra até Guam

Related Posts
Total
0
Share