A pequena companhia aérea regional de baixo custo Silver Airways, dos EUA, pode não sobreviver por muito tempo.
Desde o final de 2024 em restruturação financeira no Capitulo 11, a empresa sediada em Fort Lauderdale, na Flórida, está ameaçada de liquidação pelo administrador da falência designado.
A Silver espera que seu plano de restruturação seja avaliado por um juiz mas o administrador afirmou que a empresa aérea passa por perdas substanciais e contínuas e que ela apresenta “projeções fantasiosas”.
O Juiz Peter Russin, do Distrito Sul da Flórida, marcou uma audiência de 7 de maio para receber quatro dos credores da Silver, os condados de Monroe, Tallahassee e Hillsborough e a empresa Standard Aero Atlantic, que exige que ela devolva um motor turboélice alugado.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Os condados reivindicam o pagamento de taxas aeroportuárias enquanto a TrueNoord, empresa de leasing holandesa, ameaça retomar os ATRs arrendados se milhões de dólares não forem pagos.

Rara frota de ATRs de passageiros
A Silver Airways foi fundada em 2011 e opera há 13 anos sobretudo a partir de Fort Lauderdale. A frota atual compreende três ATR 42-600 e cinco ATR 72-600, o mais novo deles recebido em 2023.
Trata-se de uma companhia aérea rara nos Estados Unidos a bancar o serviço com aeronaves turboélices, que saíram de cena a partir dos anos 90 com o surgimento dos jatos regionais.
A rede de rotas se limita à Flórida, com destinos em arquipélagos na região como nas Bahamas. Além disso, a Silver mantém aeronaves voando também a partir de San Juan, em Porto Rico.