Startup de carro voador encomendado pela Gol faz primeiro voo sustentado por asas

Protótipo VX4, da Vertical Aerospace, também voou pela primeira vez em espaço aéreo aberto

O VX4 voou como um avião em espaço aéreo aberto pela primeira vez
O VX4 voou como um avião em espaço aéreo aberto pela primeira vez (Vertical Aerospace)

A startup britânica Vertical Aerospace registrou um marco na aviação elétrica ao completar o primeiro voo sustentado por asas de um “carro voador” tripulado.

O feito foi alcançado em 22 de maio, com o protótipo do eVTOL VX4 decolando do Aeroporto de Cotswold, no Reino Unido, e acessando pela primeira vez espaço aéreo aberto da Europa.

Pilotado por Simon Davies, chefe de testes da empresa, o VX4 realizou um voo completo com decolagem, cruzeiro e pouso como um avião convencional, utilizando as asas para gerar sustentação.

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Trata-se de um modo diferente do usado para operações verticais, que  o empuxo vem dos rotores apontados para cima. O voo foi autorizado pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) após análise técnica e de segurança.

O carro voador britânico (Vertical Aerospace)

O novo voo marca a Fase 3 da campanha de testes da Vertical, que já concluiu os estágios de voo preso ao solo por cabos e de voo vertical em baixa velocidade usando os rotores.

A próxima etapa será o voo de transição, que deve ocorrer ainda em 2025 e demonstrará a capacidade do VX4 de alternar entre voo vertical e horizontal — operação essencial para uso comercial do eVTOL.

A caminho da certificação

Durante o voo de 22 de maio, o VX4 atingiu velocidades próximas de 240 km/h e voou a cerca de 2.000 pés de altitude. Mais de 30 mil parâmetros de voo foram coletados, segundo a Vertical Aerospace e que confirmaram o “desempenho excepcional em controle, estabilidade e consumo de energia.”

“O VX4 não foi apenas seguro, mas um prazer absoluto de pilotar. Suave, responsivo e silencioso”, afirmou Davies após o voo.

O protótipo do VX4 foi desenvolvido sob aprovação de projeto da CAA, pré-requisito para certificação de tipo e operações comerciais. A agência britânica trabalha em conjunto com a EASA, sua contraparte europeia, para validação simultânea do modelo.

O eVTOL VX4 (Vertical Aerospace)

Além disso, a empresa testou divulgou dados sobore os testes de seus sistemas antes do voo, incluindo:

– 7,2 milhões de ciclos de fadiga nas hélices;
– Teste de queda de 15,2 m do pacote de baterias;
– Teste completo de propagação térmica em sub-pack de bateria;
– Mais de 3.000 horas de testes dos sistemas de controle de voo.

Vertical Aerospace VA-X4 será o modelo utilizado pela Gol (Divulgação/Gol)

O VX4 terá capacidade para até quatro passageiros mais piloto, com foco em operações de mobilidade aérea urbana e regional.

Um dos clientes interessados pelo modelo é a Gol Linhas Aéreas, que em 2022 demonstrou interesse em operar 250 aeronaves VX4.

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