Startup de “carro voador” rival da Embraer consegue injeção de dinheiro crítica para seguir em frente

Com aporte de capital e conversão de dívidas, inglesa Vertical Aerospace respira, mas início dos voos ficou para 2028
eVTOL VX4 deve entrar em operação comercial em 2028 (Divulgação)
eVTOL VX4 deve entrar em operação comercial em 2028 (Divulgação)

A Vertical Aerospace, startup britânica que desenvolve o eVTOL VX-4, “carro voador” que a Gol Linhas Aéreas pretende operar, anunciou um novo acordo de financiamento de US$ 180 milhões.

Esse montante inclui US$ 50 milhões em novos investimentos liderados pela Mudrick Capital Management e a conversão de aproximadamente US$ 130 milhões de dívidas em ações, o que reduz significativamente o endividamento da empresa.

O compromisso firmado pela Mudrick Capital inclui US$ 25 milhões de investimento inicial e mais US$ 25 milhões como garantia, valor que poderá ser ajustado dependendo de aportes de outros investidores.

Além disso, o fundador da Vertical Aerospace, Stephen Fitzpatrick, terá a opção de investir outros US$ 25 milhões nas mesmas condições.

Voos de testes

Os recursos captados serão direcionados à implementação da estratégia Flightpath 2030, lançada recentemente. O plano visa consolidar a posição da empresa como líder no mercado de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) até o final da década.

Segundo protótipo do eVTOL VX4
Segundo protótipo do eVTOL VX4

Stuart Simpson, CEO da Vertical Aerospace, destacou a relevância do acordo: “Este investimento reafirma a confiança de nossos investidores na estratégia Flightpath 2030. Ele nos permite atender às necessidades de capital de curto prazo e avançar com nosso programa de testes e certificação, posicionando o VX4 para alcançar o mercado.”

“A Vertical Aerospace tem um papel de destaque no setor de eVTOL, com uma equipe que entrega soluções inovadoras para o futuro da aviação sustentável. Estamos confiantes de que nosso apoio ajudará a trazer ao mercado a aeronave elétrica mais segura e versátil.”, elogiou Jason Mudrick, fundador da Mudrick Capital.

eVTOL VX4 deve entrar em serviço em 2028

Além disso, o capital será aplicado no desenvolvimento e na certificação do modelo VX4. O programa de testes da aeronave tem avançado, mas a entrada em serviço foi adiada para 2028. O protótipo realizou com sucesso voos com piloto em modo de sustentação vertical na Fase 2.

A próxima etapa, que envolve voos com motores na horizonal, já está sendo planejada com o apoio da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido. Essa etapa será fundamental para a obtenção da certificação.

O VX4 utiliza oito rotores nas asas, dos quais os quatro frontais são basculantes e giram para a posição horizontal para voo de cruzeiro.

Trata-se de uma configuração mais complexa que a do Eve-100, o avião elétrico da Embraer. Em recentes declarações, executivos brasileiros explicaram que o projeto da Eve visa simplicidade para reduzir custos e aumentar a segurança.

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