Stellantis vai fabricar eVTOL da Archer a partir de 2024

Gigante automobilística que controla as marcas Fiat, Peugeot, Citroên e Jeep é parceira da startup há dois anos e agora decidiu investir no projeto que dará origem à aeronave Midnight
O eVTOL Midnight deve entrar em produção em 2024 (Archer)

O envolvimento de fabricantes de automóveis com a Mobilidade Aérea Urbana não chega a ser algo inédito. Montadoras como Honda, Toyota e Hyundai estão entre as que já estão atuando nesse segmento de aviação, de olho no potencial das ligações rápidas pelo ar.

Nesta quarta-feira (4), no entanto, a Stellantis, holding que controla inúmeras marcas como Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep, anunciou que ampliará sua parceria com a startup Archer Aviation, que desenvolve o eVTOL Midnight.

Pelo novo acordo, a Stellantis ajudará a Archer a fabricar a aeronave elétrica a partir de 2024. O Midnight será produzido numa planta em Convington, na Georgia (EUA), e que contará com o expertise da gigante automobilística.

A meta é produzir por ano 2.300 eVTOLs, disseram as empresas. O Midnight tem alcance de 100 milhas (161 km) e pode levar quatro passageiros, além do piloto. Nos planos da startup, a aeronave realizará voos num raio em torno de 20 km, o que permite a recarga em apenas 10 minutos.

“Temos trabalhado em estreita colaboração com Archer nos últimos dois anos e estou continuamente impressionado com sua engenhosidade e compromisso inabalável com a entrega”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

Além do apoio técnico, a Stellantis também disponibilizará US$ 150 milhões entre 2023 e 2024, liberados à medida que a Archer atinja certos marcos pré-definidos.

O protótipo Maker voou pela primeira vez no final de 2021 (Archer)

Aeronave com seis baterias independentes

A Archer Aviation foi fundada em 2018 por Brett Adcock e Adam Goldstein e tem sede em San José, na Califórnia. O protótipo Maker foi apresentado em junho de 2021 e realizou seu voo inaugural em dezembro do mesmo ano. Em novembro de 2022, a aeroanve completou sua primeira transição em voo vertical para horizontal.

O Midnight, por sua vez, é configurado com 12 conjuntos de hélices, sendo seis basculantes. Segundo a empresa, a aeronave possui seis conjuntos independentes de bateria, o que reforça a segurança operacional.

A United Airlines é uma das empresas a apostar no projeto, tendo feito um depósito de $10 milhões por 100 aeronaves eVTOL em agosto de 2022.

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