Subsidiária da Embraer, Eve dispara em ranking global de pedidos de eVTOLs

Empresa brasileira soma 2.850 encomendas de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical, segundo o AAM Reality Index
Consegue encontrar o eVTOL da Eve? Modelo da marca brasileira é o mais pedido do mundo (AAM)

A subsidiária de Mobilidade Aérea Urbana da Embraer, a Eve já é um dos maiores nomes, se não o principal, no ramo de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical, os eVTOLs.

Segundo o Índice de Realidade de Mobilidade Aérea Avançada (AAM Reality Index, na denominação em inglês), elaborado pela SMG Consulting, a Eve é disparada a empresa com mais encomendas de eVTOLs: são, até agora, 2.850 pedidos.

O segundo colocado no ranking, a britânica Vertical Aerospace, tem exatamente a metade dos pedidos da Eve: 1.425 encomendas pelo modelo VX4. Em terceiro lugar aparece a chinesa EHang, que soma 1.256 encomendas do 216, um pequeno eVTOL para apenas dois ocupantes.

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Legenda de cores: Azul Escuro – Pedidos firmes/ Azul – Pedidos não firmes/ Azul Claro – Opções de compra/ Horas de voo – Verde-turqueza

Os números de encomendas apresentados no AAM Reality Index consideram pedidos firmes, cartas de intenção de compra, opções de aquisição e comercialização de horas de voo (nesse caso, a SMG considera uma aeronave para cada 1.000 horas de voo por ano). Para os fabricantes, o ponto mais interessante é o pedido firme, que é quando a venda do produto ao cliente está confirmada.

No embate entre Eve e a Vertical Aerospace, a segunda empresa fica em vantagem com 75 pedidos firmes de eVTOLs, enquanto a coligada da Embraer ainda está zerada nesse quesito. Em vez disso, a empresa brasileira tem diversos acordos de intenções de compra, opções e venda de horas de voo. Em negociações desse tipo, os clientes efetuam depósitos reembolsáveis para entrar numa fila de entregas e posteriormente confirmam (ou não) a aquisição da aeronave.

Eve bem posicionada para a estreia

A SMG Consulting também criou um sistema de classificação histórica para indicar o quanto cada empresa de mobilidade aérea está avançada em seus projetos e prazos de estreia. Esse ranking é baseado em cinco elementos: o financiamento recebido pelo fabricante, a equipe que lidera a companhia, a disponibilidade tecnológica dos seus veículos, o progresso nos processos de certificação e a prontidão para a produção em grande escala.

Um 0 nessa lista representa uma empresa considerando apenas o mercado com pouco ou nenhum financiamento. Uma pontuação 10 demonstra que o fabricante possui um produto comercial produzido em milhares de unidades por ano – algo que ainda não existe, portanto a nota 10 não foi alcançada por empresa alguma.

Nessa lista, a Eve alcançou a nota 7,2 até agosto de 2023 e aparece na oitava posição, atrás de nomes como EHang, Archer, Volocopter e a Joby Aviation, que lidera esta parte do ranking da SMG com a pontuação 8,7.

O voo inaugural do eVTOL da Eve está programada para 2024, em preparação para a estreia comercial do aparelho no ano seguinte. A divisão de mobilidade aérea urbana da Embraer também trabalha no desenvolvimento de todo ecossistema para suportar o novo modal de transporte, como sistemas de gerenciamento de tráfego, estações de recarga elétrica, portos de embarque e desembarque de passageiros, entre outros.

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