Suécia oferece Gripens C/D ‘quase de graça’ à República Tcheca

Condição seria a encomenda de caças Gripen E/F, mais avançados, sugeriu o embaixador sueco no país
Caça Gripen C da República Tcheca (CAF)

O embaixador da Suécia na República Tcheca, Fredrik Jörgensen, sugeriu que o país pode doar os 14 caças Saab Gripen C/D atualmente operados pela força aérea em regime de leasing desde 2004.

“É possível transferir essas aeronaves atualmente alugadas para a República Tcheca a custo praticamente zero. Eles já foram pagos; é como um carro alugado,” disse Jörgensen ao site Seznam Zprávy.

“Nós os consideraríamos pagos e, com base nisso, poderíamos estender o sistema de cooperação para incluir Gripens da série C ou Gripens da série E”, acrescentou.

A Força Aérea da República Tcheca já declarou estar em busca de uma aeronave avançada para substituir os Gripen C/D a partir de 2027, mas o concorrente favorito é o Lockheed Martin F-35.

O plano tcheco é contar com dois esquadrões (24 aeronaves) do novo caça e o jato furtivo dos EUA parece levar vantagem, como mostram as inúmeras vitórias em concorrências recentes. A expectativa é que o governo do país do leste europeu tome uma decisão em julho.

Lockheed Martin F-35A

Apesar da afirmação do embaixador sueco, que acrescentou ainda que a Saab pode entregar os Gripens mais rapidamente, a ministra da Defesa Jana Ernochová negou ter recebido qualquer proposta.

“O Ministério da Defesa não tem uma oferta da Suécia, sobre a transferência gratuita do caça Gripen atualmente usado”, respondeu durante a cúpula da OTAN nesta semana.

A proposta sueca, se de fato ocorrer, poderia ser vantajosa não apenas pela doação dos caças atuais, mas pelo fato que a força aérea tcheca se adaptaria facilmente ao novo Gripen E/D, que compartilha muitas semelhanças com a geração anterior.

Total
26
Shares
Previous Post

Embraer busca expertise da Toyota para otimizar produção de aeronaves

Next Post

Quatro companhias aéreas chinesas fazem encomenda de 292 A320neo ao mesmo tempo

Related Posts
Total
26
Share