TAP troca Fokker 100 por jatos Embraer E190

Companhia portuguesa iniciou voos regulares entre países da Europa com jatos que pertenciam à Azul
Embraer E-Jet da TAP
Os jatos adquiridos pela TAP eram operados pela Azul (Embraer)
Os jatos adquiridos pela TAP eram operados pela Azul (Embraer)

A TAP Express, divisão “low-cost” da TAP, a maior companhia aérea de Portugal, iniciou nessa segunda-feira (23) suas operações com o jato Embraer E190. O primeiro voo (TP488) partiu de Lisboa com destino a Nice, na França. A empresa vai receber nove aeronaves usadas deste modelo até o final deste ano. O aviões eram da Azul, atual dona da empresa portuguesa.

A entrada em serviço do E190 faz parte da renovação da frota regional da TAP, que passa assim a operar sob a nova marca comercial TAP Express, em substituição da designação Portugália PGA Airlines. O avião da Embraer chega a Portugal para substituir os veteranos Fokker 100, em operação com a empresa portuguesa desde o início dos anos 1990.

“Os novos E190 são aviões extremamente atuais, de tecnologia avançada e maior autonomia, que nos permitem abrir novas rotas e chegar a novos mercados, garantindo uma operação mais confiável e flexível, com melhores níveis de economia e eficiência”, afirmou Fernando Pinto, presidente-executivo da TAP.Os E190 da TAP são configurados com 106 assentos.

Além dos jatos da Embraer, a Azul também vai repassar outros oito turbo-hélice ATR 72 a divisão em Portugal. Essas aeronaves também serão utilizadas pela TAP Express.

Veja mais: Fokker 100 se despede do Brasil

Os jatos adquiridos pela TAP eram operados pela Azul (Embraer)
Os jatos adquiridos pela TAP eram operados pela Azul (Embraer)

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  1. Thiago, bom dia.
    Vocês poderiam fazer uma reportagem de como é a locomoção destas aeronaves do Brasil para Europa, sendo algumas delas de baixa autonomia de voo, para sair do Brasil e chegar na Europa, como esses E 190, bem como as ATR 72-600 da Azul que vão para Portugal. Em outra reportagem vi também que a Gol também já fez empréstimo de aeronaves para outra empresa Europeia. Tem os jatos executivos da Embraer que vão também. Bem como os AIRBUS 319 e 320 que vem ao Brasil. Que tipo de logística que é é feita para a locomoção destas aeronaves?

  2. LEGAL boa ideia viu. sou curioso pra saber. eu acompanho os avioes por site. e fico curiosos rsrsrs.

  3. Lamentável que o Brasil necessita de mais rotas e aviões, principalmente na aviação regional, mas a crise imposta pelos últimos governantes por meio de uma mistura de incompetência e corrupção, faz as empresas devolverem/remanejarem aeronaves quando deveriam estar comprando.

  4. Geralmente eles fazem duas paradas para irem à Europa.
    A primeira no nordeste, Recife ou Natal para reabastecimento, depois nas ilhas que pertencem a Espanha, geralmente em Tenerife, também para reabastecimento.
    Posteriormente a Tenerife, a autonomia é possível com a maioria dos países Europeus.

  5. Podem reabastercer em Recife, e depois na Ilha do Sal, Arquipélago dos Açores (Portugal). Aliás, nos anos 70 e 80 muitos jatos abasteciam no Sal antes de chegar a Europa.

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