Trump cita os caças ‘F-55’ e ‘F-22 Super’ em discurso no Catar

Presidente dos Estados Unidos afirmou que país está estudando um F-35 de dois motores e também uma atualização do Raptor, causando surpresa em observadores

Caças F-35: sem interruptor de segurança
Caças F-35: sem interruptor de segurança (USAF)

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está estudando novos caças para reforçar o desenvolvimento do Boeing F-47, fruto do programa NGAD, afirmou o presidente Donald Trump.

Em discurso feito nesta quinta-feira, 15, em Doha, no Catar, o republicano até mesmo menciounou uma nova designação, F-55, para o que seria uma variante de dois motores do F-35.

Trump também prometeu um “Super F-22”, ou como ele chamou, uma versão “muito moderna” do Raptor, da Força Aérea.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

As palavras do presidente dos EUA causaram surpresa entre especialistas afinal nenhum desses projetos parece fazer sentido.

Presidente dos EUA Donald Trump (Casa Branca)

“Vou chamá-lo de F-55, e isso será uma atualização substancial, mas também terá dois motores, porque o F-35 tem um único motor, eu não gosto de motores únicos”, disse Trump, para espanto geral.

Uma variante bimotor do F-35 é um projeto complexo já que acomodar um segundo turbofan significa mudar profundamente sua estrutura, entre outros aspectos.

A Lockheed Martin, de fato, prometeu criar uma variante avançada do Ligthning II capaz de fazer 80% do F-47 por um preço bem mais baixo, mas não parece que isso seria obtido com dois motores.

Caça F-22 com os motores F119 em pós-combustão

Alternativa ao F/A-XX?

Sobre o F-22 atualizado, mais dúvidas. O primeiro caça de 5ª geração do mundo foi desenvolvido nos anos 90 e seria custoso imaginar que uma retomada de produção valesse a pena.

Para alguns observadores, Trump pode ter se confundido com programas conhecidos como a já citada atualização do F-35 e a instalação de novos sensores no F-22.

Há quem aponte que o F-55 poderia ser uma alternativa ao F/A-XX, novo caça da Marinha dos EUA.

Programa F/A-XX da Marinha dos EUA perto de ter vencedor anunciado

Atualmente, Boeing e Northrop Grumman disputam a concorrência para substituir os F/A-18E/F Super Hornet como uma aeronave de 6ª geração, mas a Marinha encontrou resistências no Pentágono, que não vê recursos financeiros e capacidade produtiva para isso.

Uma aeronave baseada no F-35 poderia suprir essa lacuna de uma forma mais barata e rápida, ao menos em tese. E também ocuparia a Lockheed Martin, que está fora dos três grandes programas de aeronaves avançadas dos EUA (NGAD, F/A-XX e o B-21).

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *