Turboélice alemão que terá participação brasileira vai voar em 2025

Avião regional D328eco para 40 passageiros terá seu protótipo apresentado no segundo trimestre. Brasileira Akaer fornece a fuselagem frontal do modelo
Turboélice D328eco
Turboélice D328eco (DA)

Em desenvolvimento há quatro anos, o turboélice regional D328eco terá sua primeira aeronave de testes (TAC 1) apresentada no segundo trimestre de 2025, afirmou o CEO da Deutsche Aircraft, Dave Jackson.

O protótipo será então preparado para realizar o primeiro voo até o final do ano que vem, completou ele.

O D328eco conta com a participação da empresa brasileira Akaer, que fornecerá a fuselagem frontal do turboélice.

O protótipo TAC 1 já está em fase de montagem na Alemanha, desde o início do ano, como revelou a empresa.

O primeiro avião D328eco já tem parte da fuselagem montada
O primeiro avião D328eco já tem parte da fuselagem montada

Jackson também antecipou a conclusão da Linha de Montagem Final na fábrica que está sendo construída em Leipzig/Halle.

A Deutsche também prometeu levar uma maquete em escala real da cabine de passageiros e do cockpit do D328eco para o Paris Airshow, que ocorrerá em junho próximo.

Rival do ATR

A despeito dos avanços, o D328eco só deverá entrar em serviço a partir de 2028, segundo a fabricante.

O turboélice de 40 lugares é um desenvolvimento a partir do Dornier 328, uma aeronave regional de 33 assentos lançada nos ano 90 e que teve uma versão a jato.

Assinatura do acordo de fornecimento entre a Akaer e a Deutsche Aircraft
Acordo de fornecimento entre a Akaer e a Deutsche Aircraft (DA)

Em 2019, a empresa 328 Support Services, dona dos direitos da aeronave, anunciou planos para reabrir uma linha de montagem de uma versão atualizada e maior do turboélice.

No ano seguinte foi criada a Deutsche Aircraft para levar o projeto à frente a partir do Aeroporto Leizpig/Halle.

A aeronave incorpora avanços como aviônicos Garmin, motores PW127 da Pratt & Whitney e a possibilidade de operar com 100% de combustível sustentável de aviação.

O nicho de mercado do D328eco é onde está sozinho o ATR 42, aeronave produzida pela joint venture entre Airbus e Leonardo.

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