Em desenvolvimento há quatro anos, o turboélice regional D328eco terá sua primeira aeronave de testes (TAC 1) apresentada no segundo trimestre de 2025, afirmou o CEO da Deutsche Aircraft, Dave Jackson.
O protótipo será então preparado para realizar o primeiro voo até o final do ano que vem, completou ele.
O D328eco conta com a participação da empresa brasileira Akaer, que fornecerá a fuselagem frontal do turboélice.
O protótipo TAC 1 já está em fase de montagem na Alemanha, desde o início do ano, como revelou a empresa.
Jackson também antecipou a conclusão da Linha de Montagem Final na fábrica que está sendo construída em Leipzig/Halle.
A Deutsche também prometeu levar uma maquete em escala real da cabine de passageiros e do cockpit do D328eco para o Paris Airshow, que ocorrerá em junho próximo.
Rival do ATR
A despeito dos avanços, o D328eco só deverá entrar em serviço a partir de 2028, segundo a fabricante.
O turboélice de 40 lugares é um desenvolvimento a partir do Dornier 328, uma aeronave regional de 33 assentos lançada nos ano 90 e que teve uma versão a jato.
Em 2019, a empresa 328 Support Services, dona dos direitos da aeronave, anunciou planos para reabrir uma linha de montagem de uma versão atualizada e maior do turboélice.
No ano seguinte foi criada a Deutsche Aircraft para levar o projeto à frente a partir do Aeroporto Leizpig/Halle.
A aeronave incorpora avanços como aviônicos Garmin, motores PW127 da Pratt & Whitney e a possibilidade de operar com 100% de combustível sustentável de aviação.
O nicho de mercado do D328eco é onde está sozinho o ATR 42, aeronave produzida pela joint venture entre Airbus e Leonardo.