Turboélice ATR evolui com novo motor PW127XT

Mais popular turboélice regional do mercado passará adotar a nova série da Pratt & Whitney Canada e já anunciou o primeiro cliente, a Air Corsica
O turboélice ATR é o primeiro avião a ser equpado com o novo motor PW127XT (ATR)

Se a Airbus e a Boeing dividiram os principais holofotes no Dubai Airshow, a ATR não ficou muito atrás. A fabricante ítalo-francesa anunciou encomendas importantes, mas foi uma novidade técnica que marcou sua participação no evento, a adoção do motor PW127XT em suas aeronaves.

Desenvolvida pela Pratt & Whitney Canada, a nova série conta com um compressor de baixa pressão de capacidade aumentada, um novo módulo de turbina de alta pressão, módulo de turbina de energia de eficiência aprimorada e uma nova caixa de gerador de gás com um sistema de distribuição de óleo aprimorado.

Isso significa na prática um o motor capaz de consumir 3% menos combustível, permanecer 40% mais tempo instalado nas asas e com isso reduzir os custos de manutenção em 20%.

A Pratt & Whitney afirma ainda que o novo motor é capaz de funcionar com até 50% de combustível de aviação sustentável (SAF).

O motor PW127XT: economia de combustível de 3% e manutenção mais barata (PW)

O PW127XT deverá ser certificado no segundo trimestre de 2022, mas já possui um cliente, a Air Corsica. A companhia aérea francesa assinou um acordo com a ATR para receber cinco turboélices ATR 72-600 equipados com o novo motor.

Vale dizer ainda que a Pratt & Whitney oferecerá o retrofit de motores antigos para o novo padrão a partir de 2023.

Total
79
Shares
Previous Post

Indiana HAL propõe caça LCA Tejas modificado para a Argentina

Next Post

Airbus A350F já conta com um segundo cliente

Related Posts