Ucrânia já usa drones de reconhecimento da Alemanha

Drone Vector é equipado com motores elétricos que giram 90 graus
Drone Vector, da Quantum Systems, tem motores que giram 90 graus (Foto: Quantum Systems)

As forças armadas da Ucrânia já estão utilizando o drone de reconhecimento Vector, da empresa alemã Quantum Systems, na resistência à invasão russa.

De acordo com Florian Seibel, CEO da fabricante, o fornecimento rápido dos drones só ocorreu graças a ajuda do ministério da Defesa da Alemanha, que financiou o negócio, organizou treinamentos e ajudou na obtenção da licença de exportação.

Seibel não confirmou o número de drones já em operação na Ucrânia, mas afirmou que apenas uma parte foi entregue e o restante ainda está em produção. A Alemanha prevê mandar 43 drones de reconhecimento para a Ucrânia no total.

O que é o Vector?

Drone de reconhecimento Vector é portátil e está pronto pra voar em 2 minutos (Foto: Quantum Systems)

O Vector é um drone de reconhecimento que pode se converter de asa fixa para asa rotativa. Ou seja, ele é capaz de decolar verticalmente, com os motores voltados para cima, e depois voar com os motores horizontais ao solo. Todos os três motores elétricos giram 90 graus.

Ele possui envergadura de 2,80 metros e pesa pouco mais de 7 kg. Pode permanecer no ar por até 120 minutos e voa a uma velocidade máxima de 72 km/h.

A Quantum-Systems diz que o Vector é um dispositivo autônomo, que coleta e transmite dados ajudado por inteligência artificial. O Vector também é fácil de carregar: pode ser dobrado e carregado dentro de uma pequena mala por uma pessoa.

Drones da resistência

Vector pode ser desmontado e carregado em uma mala (Foto: Quantum Systems)

Os drones são uma importante peça da resistência ucraniana perante os russos. O drone turco Bayraktar TB2 se tornou um feroz combatente e virou até inspiração para uma música que eleva a moral das tropas ucranianas.

Muito diferente do Vector, o Bayraktar TB2 pode ser euiqpado com armamentos e mísseis antitanque guiados a laser. De aspecto aparentemente simples e pesando apenas 700 kg, o drone turco custa cerca de US$ 2 milhões e pode permanecer voando por até 27 horas num raio de ação de 300 km.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos também informou que vai fornecer drones “kamikaze” Switchblade, que são embalados com explosivos e vagam no ar até encontrarem seu alvo.

Detalhe da câmera do drone Vector (Foto: Quantum Systems)

Total
12
Shares
Previous Post

Eleições na Itália podem atrapalhar leilão da ITA Airways

Next Post
Airbus A380 estacionado no Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos (Airbus)

Emirates troca A380 pelo 777 temporariamente na rota Dubai-Guarulhos

Related Posts
Total
12
Share