Último Boeing 747-400 de companhia aérea coreana se despede

Asiana Airlines aposentou Jumbo nesta segunda-feira, 25, após voo oriundo de Taipei. Companhia será assumida pela Korean Air em breve

O Boeing 747-400 da Asiana recebe homenagens em seu último voo (AA)
O Boeing 747-400 da Asiana recebe homenagens em seu último voo (AA)

A Asiana Airlines concluiu o último voo de um Boeing 747-400 de passageiros nesta segunda-feira 25 de março. O famoso Jumbo deixou de ser usado pela companhia aérea sul-coreana após pousar oriundo de Taipei.

O quadrimotor de matrícula HL7428 era o último 747-400 configurado para voos de passageiros na empresa aérea e havia sido reativado em julho do ano passado.

A aeronave havia assumido o voo entre Seul (Incheon) e Taipei, em Taiwan, desde 1º de março, substituindo o Boeing 777-200.

Com 398 assentos em três classes, o 747-400 deverá ser devolvido ao seu arrendador. Ele voa na Asiana desde 1998.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

 

A transportadora, porém, continuará a voar com o 747, mas apenas nas versões cargueiras.

Aeronave com 389 assentos fez voo Taipei-Seul nesta segunda-feira
Aeronave com 389 assentos fez voo Taipei-Seul nesta segunda-feira

Fusão com a Korean Air

A Asiana está perto de ser assumida pela Korean Air em um acordo anunciado em 2020 e que ainda está em processo de obtenção de aprovações antitruste.

A fusão entre as duas transportadoras sul-coreanas deverá trazer algumas consequências como a venda da divisão de cargas da Asiana, além da transferência de slots de Barcelona, Paris, Roma e Frankfurt para a companhia aérea de baixo custo T’Way.

A Korean Air anunciou uma grande encomenda de A350 na semana passada, aeronave já operada pela Asiana Airlines.

Boeing 747-400 da Lufthansa
Boeing 747-400 da Lufthansa (Divulgação)

Restam poucos passageiros do 747-400

Segundo o Planespotters, há poucos 747-400 de passageiros em serviço no mundo, em companhias aéreas como Lufthansa, Air China e Saudia.

O 747-400 foi introduzido pela Boeing em 1985 e entrou em serviço em 1989 pela Northwest Airlines. Ao final da produção, a fabricante havia entregue 694 aeronaves do tipo.

Posts Similares