Venda de caças Gripen NG ao Brasil pode ser cancelada

Governo brasileiro ainda não assinou o contrato de compra de 36 aviões por US$ 5,4 bilhões

O caça Gripen NG, a versão comprada pela FAB, ainda está em fase de desenvolvimento (Foto - SAAB)
O caça Gripen NG, a versão comprada pela FAB, ainda está em fase de desenvolvimento (Foto - SAAB)
O caça Gripen NG, a versão comprada pela FAB, ainda está em fase de desenvolvimento (Foto - SAAB)
O caça Gripen NG, a versão comprada pela FAB, ainda está em fase de desenvolvimento (Foto – SAAB)

O compra dos novos caças Saab Gripen NG pelo governo brasileiro para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB) está à beira de desfazer, informa o colunista Lauro Jardim da revista Veja.

Uma missão sueca desembarcou nesta segunda-feira (27) em Brasília (DF) para uma série de reuniões no Ministério da Fazenda e no Itamaraty. Segundo o colunista, os suecos estão no Brasil para tentar uma última tentativa de fazer o governo brasileiro honrar com o acordo, que prevê a compra de 36 aeronaves.

Uma missão sueca desembarcou hoje em Brasília para reuniões no Ministério da Fazenda e no Itamaraty para a última tentativa de fazer o governo brasileiro honrar o que foi acordado sobre as taxas de juros da compra 36 caças Gripen NG por US$ 5,4 bilhões.

O ministro da fazenda Joaquim Levy vem tentando renegociar a compra das aeronoves alegando dificuldades econômicas por parte do Brasil. Um dos impasses é a taxa de juros do financiamento, que os suecos se recusam a reduzir.

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Se o acordo for concluído, as primeiras aeronaves devem chegar ao Brasil em meados de 2019.

Gripen NG

Após quase 10 anos de espera, o governo brasileiro selecionou o caça Saab Gripen NG para re-equipar a aviação de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). O programa, chamado FX-2, envolvia ainda os concorrentes Boeing F-18, produzido nos Estados Unidos, e o Dassault Rafale, de fabricação francesa. A proposta sueca era a única que previa transferência de tecnologia.

O Gripen NG é a geração mais recente do caça Gripen, que voou pela primeira vez em 1988. No entanto, a aeronave atualizada ainda está em fase de desenvolvimento e ainda não voou. Seu desenvolvimento já começou na Saab e tem previsão de colaboração da Embraer, que também pretende produzir parte dos aviões no Brasil para adquirir experiência no ramo.

Veja mais: Atraso na compra dos Gripen da FAB afeta lucratividade da Saab

Considerado um caça-bombardeiro de última geração, o Gripen NG pode carregar armas de longo alcance, algo ainda inédito no Brasil, e voar a mais de 2.200 km/h.

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