Verba vem do PAC: conversão dos KC-30 da FAB deve começar em 2025, diz site

Entrega das aeronaves com o pacote MRTT da Airbus Defense & Space é esperada para 2026 e 2027, segundo o Flight Global
Primeiro KC-30 da FAB; aeronave ainda não contém os dispositivos de missão (FAB)

Notícia importante sobre a Força Aérea Brasileira (FAB) no exterior. Segundo o website britânico Flight Global, a FAB está atualmente em negociações com a Airbus Defense & Space para converter os dois jatos Airbus A330-200 da frota para a versão MRTT (Multi Role Tanker Transport), de reabastecimento aéreo e transporte.

Os A330, adquiridos pela Aeronáutica num acordo com a Azul, foram incorporados em 2022. No serviço militar, os modelos são chamados de KC-30. Na designação na FAB, o “KC” é o indicado da capacidade de reabastecimento aéreo (K) e transporte ( C), embora os jatos ainda não cumpram essas funções. Por ora, as aeronaves de longo alcance são utilizadas para transportar militares e autoridades pelo Brasil e para o exterior, servindo inclusive como avião presidencial e em missões humanitárias.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A publicação, que cita um oficial militar envolvido na negociação, diz que a FAB deve formalizar o contrato para converter as aeronaves com a Airbus em dezembro deste ano. O processo de modificação dos aviões é realizado na sede do grupo europeu em Getafe, na Espanha.

O presidente Lula utilizou o KC-30 em fevereiro na viagem para os EUA (Ricardo Stuckert/Lulaoficial)

Ainda de acordo com a página, é esperado que o primeiro A330 da FAB seja enviado para a conversão na Espanha em 2025 e o segundo, em 2026. O retorno das aeronaves modificadas para operações militares é previsto para 2026 e 2027, menciona o site.

Os KC-30 serão equipados com pods de reabastecimento sob as asas, cita a publicação. Esses componentes contêm as mangueiras que se estendem para transferir combustível em voo para outras aeronaves. O sistema compatível com os receptáculos dos caças Northrop F-5M e Saab F-39E Gripen, bem como dos Embraer KC-390 Millennium da FAB. Os aviões também poderão ser configurados para missões de evacuação aeromédica.

Airbus A330 MRTT
A RAF é um dos operadores do A330 MRTT, com 14 aeronaves na frota (Airbus)

Verba vem do PAC

A conversão dos dois A330 da FAB para o padrão MRTT da Airbus é citada no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo de Lula. Entre 2023 e 2026, o PAC deve destinar cerca de R$ 17 bilhões para o impulso de projetos da Aerounática.

Outros investimentos do PAC para a FAB incluem recursos para compra de 34 caças F-39 Gripen e nove KC-390, além de investimentos adicionais para o programa da aeronave multimissão da Embraer.

Total
0
Shares
5 comments
  1. Se fosse na gestão anterior a gritaria, principalmente da imprensa ideológica, seria geral. tecendo páginas e mais páginas de “abuso de poder”, mordomias, etc. Mas como compartilha ideologicamente da atual gestão, está “tudo certo”, é permitido, pode “torrar” milhões às custas do contribuinte. No mínimo, comportamento hipócrita, cínico, para não falar a verdade verdadeira.

  2. Qual é o tamanho da equipe do presidente?

    Qual é a justificativa pra usar um avião com capacidade para 280 passageiros?

    Por que o avião presidencial não é um modelo menor, mais barato e mais econômico?

    Menos regalias e mais uso consciente do dinheiro dos meus impostos, por favor.

  3. Dario Lemos: mimimi do Gado forever … vcs perderam, aceita que doi menos! vão ficar chorando até quando?

  4. Leo, volte aos bancos escolares, você precisa de aulas de interpretação de texto. Mas, conforme sua linha de pensamento, todos nós perdemos, o Brasil perdeu, inclusive você, a não ser que faça parte da panelinha. Procure se informar sobre as políticas da atual gestão, um verdadeiro desastre.

Comments are closed.

Previous Post

Contagem regressiva: Amaszonas tem mais um mês para retomar voos na Bolívia

Next Post

Lockheed Martin revela o primeiro caça F-16 Bloco 70 da Eslováquia

Related Posts
Total
0
Share