Vídeo confirma produção em série do caça furtivo chinês J-35
Reportagem da TV chinesa mostrou ao fundo ao menos quatro aeronaves em montagem final na Shenyang/AVIC

Se havia alguma dúvida sobre a produção em série do J-35, segundo caça furtivo (invisível aos radares) da China, elas desapareceram por meio de um vídeo da TV estatal CCTV.
A reportagem abordava outro caça, o J-15T, uma versão naval de decolagem por catapulta que será utilizada a bordo do porta-aviões Fujian.
O repórter aparece explicando detalhes do novo trem de pouso equipado com engate para catapulta eletromagnética, mas ao fundo são caças em final de produção que chamam mesmo a atenção.
Tratam-se de aeronaves J-35 em montagem, incluindo um exemplar em que o gancho de parada está abaixado, denunciando ser uma variante naval.

Outros três caças furtivos são vistos em algumas cenas, sem que a CCTV se preocupasse em escondê-los.
Caça naval e de exportação
A produção em série do J-35 era admitida por observadores já algum tempo, assim que uma aeronave com a matrícula 350006 foi flagrada em voo ao lado de um dos protótipos.
O programa do caça bimotor da Shenyang tem se arrastado há anos, com vários protótipos diferentes sendo construídos e testados.

Surgido a partir do demonstrador FC-31, rejeitado pela PLAAF (Força Aérea do Exército de Libertação do Povo), o J-35 foi reprojetado para ter sua furtividade aprimorada.
A AVIC, que controla a Shenyang, focou primeiro em desenvolver uma variante naval para operar ao lado do J-15T, um derivado do russo Su-27.
Mas os planos da fabricante são de exportar o J-35 com uma variante de operação terrestre. Há rumores que o Paquistão seria um dos principais interessados no caça de 5ª geração.