Embraer registra mais um incidente com o KC-390

Avião saiu da pista enquanto realizava testes em solo na sede em Gavião Peixoto; tripulantes não ficaram feridos
A FAB vai receber os dois primeiros cargueiros KC-390 em 2018 (FAB)
A FAB vai receber os dois primeiros cargueiros KC-390 em 2018 (FAB)
A FAB vai receber os dois primeiros cargueiros KC-390 em 2018 (FAB)
A FAB vai receber os dois primeiros cargueiros KC-390 no segundo semestre de 2018 (FAB)

A Embraer informou a ocorrência de um incidente neste sábado (5) pela manhã, em Gavião Peixoto (SP), envolvendo o protótipo 001 da aeronave KC-390 que realizava testes de prova em solo quando saiu da pista. Segundo a fabricante, a tripulação deixou a aeronave em segurança e sem ferimentos.

A equipe de apoio foi acionada imediatamente e a Embraer já iniciou a investigação das causas do incidente. A ocorrência foi comunicada ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea Brasileira (FAB). A empresa não informou se o protótipo ficou danificado.

Segundo incidente com o mesmo protótipo

A ocorrência registrada neste sábado já é o segundo incidente envolvendo o protótipo 001 do KC-390. Em outubro de 2017, a mesma aeronave enfrentou uma perda inesperada de altitude enquanto executava avaliações de certificação sobre a qualidade de voo em baixa velocidade e simulando formação de gelo nas asas, também na região de Gavião Peixoto.

A rápida descida submeteu o protótipo a grandes forças aerodinâmicas, o que acabou danificando partes de carenagens externas. Após passar por essa situação, o avião pousou em segurança e nenhum tripulante ficou ferido.

Enquanto aguardava por peças de reposição e reparos, o protótipo 001 do KC-390 ficou afastado da campanha de testes e certificação do programa KC-390. O modelo havia retornado aos ensaios em março deste ano.

As primeiras entregas do KC-390 estão programadas para o segundo semestre deste ano. O primeiro cliente do novo cargueiro militar da Embraer será a FAB, que encomendou 28 aeronaves.

Veja mais: Cobaias aéreas

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  1. Dentre os argumentos de vendas, a EMBRAER destaca a capacidade do KC-390 aterrissar e decolar em qual local do planeta. Logo, podendo operar em pista não pavimentada, semipreparada ou não preparada.
    A verdade deve ser que, como esta aeronave varou a pista, e rolou em extensão não preparada, ela não deve ter sofrido dano estrutural algum.

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Imagens mostram KC-390 fora da pista após incidente em Gavião Peixoto

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