Marinha dos EUA consegue recuperar F-35C que afundou no Mar da China

Caça fazia parte da ala a bordo do porta-aviões USS Carl Vinson (CVN 70) e se acidentou ao se aproximar para pouso em 24 de janeiro
Os destroços do F-35 recuperados (USN)

A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) anunciou ter recuperado o caça Lockheed Marting F-35C que se acidentou após uma tentativa frustrada de pouso no porta-aviões USS Carl Vinson (CVN 70), em 24 de janeiro.

A aeronave se chocou contra o convés da embarcação e afundou em seguida no Mar da China Meridional. Seis marinheiros se feriram assim como o piloto, que conseguir ejetar em segurança.

O F-35C estava a cerca de 3.800 metros de profundidade quando foi encontrado pela equipe de resgate que utilizou um veículo operado remotamente chamado de CURV-21 para içá-lo.

“A experiência da força-tarefa foi a escolha mais flexível para o comandante da frota responder em tempo hábil. Essa abordagem resultou na recuperação 37 dias após o incidente”, explicou o capitão Gareth Healy, que chefiou a operação.

O F-35C logo após se acidentar (USN)

A US Navy divulgou uma imagem do caça envolvido com uma lona a bordo de um navio cargueiro. Os destroços serão enviados para uma base naval próxima para auxiliar as investigações.

A operação de resgate teve também o intuito de evitar que o F-35C fosse capturado pela China ou pela Rússia, devido à sua tecnologia avançada como a capacidade stealth.

É o segundo acidente com o caça em poucos meses. Em 17 de novembro, um F-35B da Royal Air Force teve uma decolagem mal sucedida a bordo do porta-aviões HMS Queen Elizabeth, do Reino Unido.

Assim como o F-35C, a aeronave foi recuperada no fundo do Mar Mediterrâneo.

Total
0
Shares
1 comments

Comments are closed.

Previous Post

Fim do ‘sonho’: Antonov An-225 Mriya foi de fato destruído pela Rússia

Next Post

Venda de Super Tucano para a Ucrânia teria sido ‘inviabilizada’, diz site

Related Posts
Total
0
Share