Segredos da aviação comercial

Machados e algemas a bordo, comissários “bons de briga”, comandante poderoso… Existem alguns detalhes dos aviões e tripulantes que as companhias preferem não divulgar
Em alguns pontos, as companhias aéreas preferem ser discretas para não causarem pânico... (Airbus)

Companhias aéreas e profissionais aeronautas trabalham para manter as viagens de avião sempre seguras e confortáveis para os passageiros. E isso envolve manter alguns detalhes sobre os aviões e tripulantes em segredo.

O principal objetivo desses segredos “velados” é fazer com que os passageiros não se preocupem durante a viagem de avião e, principalmente, para evitar pânico a bordo da aeronave e também sobre o mercado da aviação comercial.

Não que esses mistérios representem ameaças, seja ao voo ou aos passageiros, mas alguns pontos realmente podem surpreender, principalmente quem é novato em viagens de avião. Já outros detalhes das operações e especialmente o treinamento de comissários são mantidos em sigilo do grande público para manter o “elemento surpresa”, como veremos a seguir:

Comissários “bons de briga”

A função de um comissário de bordo vai muito além de servir refeições aos passageiros e realizar os tradicionais “speeches”. Também chamados de “técnicos de segurança de voo”, esses profissionais passam por diversos treinamentos, que vão desde lições de etiqueta, formas de combater incêndios e, acredite, aulas de artes marciais.

A técnica de defesa pessoal mais praticada por comissários é o Krav Maga. Esse tipo de luta, desenvolvido pelo exército de Israel, envolve técnicas de torções de membros, defesa contra armas de fogo, bastões, facas, agarramentos e golpeamentos. O foco dos golpes nesse estilo é sempre em áreas sensíveis do agressor, como genitais, olhos, mandíbula, garganta e joelhos.

Companhias asiáticas costumam ensinar kung-fu aos seus comissários (Divulgação)
Companhias asiáticas costumam ensinar kung-fu aos seus comissários (Divulgação)

No caso de incidentes com “passageiros indisciplinados”, comissários de bordo podem ser obrigados a usar seus conhecimentos “combativos”. Contida a ameaça a bordo, o passageiro descontrolado pode ser algemado (sim, o avião também leva algemas) e amarrado no assento.

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  1. Referente ao parágrafo sobre “água suja”, segue abaixo a regulamentação ANVISA sobre o processo de higienização do sistema de água potável.

    ANVISA RDC 2 de Janeiro de 2003

    SEÇÃO II
    ÁGUA POTÁVEL
    Subseção I
    Sistema de Abastecimento de Água Potável de Aeronave
    Art. 5º Será de responsabilidade da empresa aérea que opere o transporte de passageiros e ou de cargas no território
    nacional, bem como do proprietário de aeronave particular, pessoa física ou jurídica, garantir a oferta de água paraconsumo humano, em conformidade com o padrão de potabilidade da água, de acordo com a legislação sanitária
    pertinente.
    Parágrafo único. Caberá ao comandante de aeronave estrangeira, em trânsito no território nacional, apresentar à
    autoridade sanitária em exercício no aeroporto, quando solicitado, o registro dos procedimentos utilizados na
    limpeza, desinfecção e controle da potabilidade da água do sistema de reservação.
    Art. 6º Será de responsabilidade da empresa aérea nacional manter o sistema de reservação de água da aeronave para
    consumo humano, em condições operacionais e higiênico-sanitárias satisfatórias, submeter ao processo de limpeza e
    a desinfecção num intervalo máximo de 90 (noventa) dias e dispor a bordo registros de informações referentes aos
    dois últimos procedimentos de limpeza e desinfecção.

  2. Muito interessante o artigo. Tenho voado muito ultimamente e a cada vez noto pequenos detalhes na rotina da tripulação que às vezes parecem sem sentido mas certamente não são. Há muitos prodecimentos de segurança que realmente não são explicados em detalhes, como a necessidade de manter as janelas abertas durante pouso e decolagem e a obrigação de colocar as cadeiras na vertical. Tudo por questão de segurança, como você muito bem mencionou no artigo. Obrigado!

  3. Artigo interessante. Mas é bom informar que o comandante tem o poder disciplinar apenas para garantir a segurança da aeronave e da própria viagem. Os excessos serão, obviamente, punidos. Além disso, o testamento aeronáutico exige a presença de duas testemunhas, o registro no diário de bordo pelo comandante e a entrega imediata após o pouso (ou seja, não basta estar na aeronave; deve estar em viagem).

  4. Boa noite, retire a informação da trava do toilet, essa informação não é pra ser divulgada e talvez você não saiba o porque do toilet ser travado antes do pouso, isso é questão de segurança pro passageiro não entrar ali em caso de pouso de emergência com fumaça a bordo, assim é um lugar a menos pro cmro olhar no check de abandono e o passageiro não deve saber desta informação, uma vez que sempre que ele precisar os cmros estarão ali para abrir, obrigado.

    Cmro Michel

  5. Agora o maior segredo de todos é quem está pilotando a aeronave, você nunca sabe se é um suicida, ou se está passando por um transtorno depressivo naquele momento…

  6. Fernando Xavier, melhor deixar só as persianas abertas durante o voo… Não é aconselhável abrir as janelas do avião durante o voo, em hipótese alguma…

  7. Depois de ler todos estes comentários, me sinto mais à vontade e seguro de viajar de avião. As Cias. AEREAS tem que estar sempre em alerta, pois estamos sempre inseguros neste momento em que vivemos em todos os sentidos e principalmente neste mundo atual em que vivemos. Parabéns aos relatos em que nos atualiza e nos torna mais tranquilos quando voamos. Belíssima reportagem.

  8. A informação sobre a água que sai das torneiras me pareceu incorreta, exagerada e, ao ler o comentário do Paulo Freitas tive certeza, Seria um absurdo oferecer água contaminada para escovar os dentes ou até mesmo para lavar as mãos. Para beber é oferecido água mineral em abundância durante todo o voo, em copos plásticos, eis que isso é necessário por causa da pressurização da cabine dos passageiros.

  9. As empresas aéreas se lixam quanto aos passageiros. Interessa somente seu dinheiro. Tente processar ou cobrar algum dano ou perda causados durante o transporte do embarque ao desembarque. Tente cobrar um atraso ou falha. Aquelas clausulas nos bilhetes, “conforme acordo da Haia…etc. ” são formuladas de tal forma que em ultimo caso a empresa não se responsabiliza em nada. Verifiquem.

  10. No comentário de VINÍCIUS SILVA ele disse que os excessos do comandante serão obviamente punidos.
    Em qual planeta o VINÍCIUS SILVA mora? para dizer que os excessos comandante serão obviamente punido?
    kkkkk acorda VINÍCIUS SILVA !!!!!!!!i

  11. Um pouco exagerado a matéria. Existe sim procedimentos de segurança além daqueles que visam o conforto dos passageiros; porém, não existe segredo, neles. Seria impossivel pedir segredo de algo que é ensinado em qualquer cursinho basico de comissário no mundo. Fato é que viajantes nunca se interessaram por isso. Se todos viajantes soubessem os procedimentos de segurança ou o motivo deles, o trabalho de todos tripulantes abordo ficaria mais fácil.

  12. Tem também os espertos que pagam uma passagem mais barata e querem viajar em uma poltrona mais cara, esses espertos devem ter um Santa cruz para carregar de tanta vergonha.

  13. Acho que deveria ser retirado com urgência o item ” Trava secreta dos toaletes”. Como passageiro agradeço.
    Segurança é segurança.

  14. Prezados Senhores,

    Se isso existe para segurança e é CONFIDENCIAL não deveria ser assunto de matéria pública em páginas de noticiário da internet!
    Qual o objetivo da matéria??? Grande decepção, viu??

    Att,
    Fátima

  15. Importante seria se as medidas de segurança existente na aviação, fossem também dotadas pela saúde, quanto seriam reduzidos, os erros relacionados a segurança do paciente.

  16. Achei um absurdo fazerem essas revelações pois estes segredos contribuem para a segurança do vôo. Agora os psicopatas de plantão já estão mais bem informados !!!

  17. Muito bao a materia. É realmente impressionante como a maioria dos passageiros pensam que é muito simples o trabalho dos comissários de bordo.
    Depois desta materia vimos que nao e bem assim.

  18. Sempre achei que os assentos nas portas de emergencia deveriam ser cobrados mais. Porem os assentos da frente ficam travados para reclinar, sendo que nesses o valor do bilhete deveria ser descontado o valor do desconforto causado, ou seja, o valor do acrescimo aos assentos de emergencia.

  19. No meu último voo pela United, houve um problema com passageiras que exageraram no álcool e estavam incomodando o passageiro da frente. Era madrugada, todos dormindo e de repente eis que se ouve um grito estridente de gralha da comissária chamando a atenção delas. Eu acordei com o coração na boca já de susto! Até entender a situação, demorou! Péssima atuação! Falta de profissionalismo! Deveria ter isolado as moças e aí sim pregado a bronca e não ter soltado penas no meio da aeronave. Não consegui mais dormir e acredito que muitos se sentiram da mesma forma. Pior que a comissária era brasileira e gritava em inglês para as passageiras que também eram brasileiras….acrescenta-se à falta de profissionalismo a falta de patriotismo também!

  20. Essas informações não são divulgadas por um motivo, né?
    Uma pessoa mal intencionada por exemplo irá adorar saber que existem MACHADOS escondidos dentro de aviões. Que falta de responsabilidade divulgar esse tipo de informação,

  21. AHHH!! eu gosto de abrir as janelas durante o voo e sentir um ventinho no rosto kkkkkkkkkkkk, só não abro no pouso e nem na decolagem.heheheheh

  22. Interessante e atualmente indispensável. No passado havia muito mais liberdade. Como passageiro da Ponte Aérea, Rio-SP,num sábado a tarde, pousei em Congonhas na cabine do piloto, usando o assento do engenheiro. Hoje isto, creio, não mais seria possível.

  23. ANDERSON A PAULA, você fala com tanta indignação do comentário do VINICIUS que passa a impressão de que há erros óbvios e indiscutíveis. Por favor, argumente. Suas palavras, por enquanto, estão num patamar intelectual abaixo das dele.

  24. Fátima, essas informações não são confidenciais, pois se tornaram públicas. Talvez devessem ser (não estou certo se concordo com isso), mas atacar quem teve acesso a elas é muito cômodo. Não vi crítica sua aqui a quem as forneceu> Não deveria ser essa sua postura?

    Michel, você é militar? Quanta arrogância, não? Como assim “retire a informação”? E o “por favor” cadê ele? Achei que o dono do blog fosse o Thiago, não você… Além do mais: você está pretendendo, como diriam os chineses, “destocar um sino”. Se é isso, saiba que não é possível (embora já devesse saber…) pois o som dele já se disseminou.

  25. kkkkk.. legal o comentário do Fernando Xavier. “Falou” sem querer da janela, nós entendemos, mas que ficou engraçado ficou…

  26. Não sou especialista em aeronaves,mas creio que a informação sobre :”manter as janelas abertas durante a decolagem e o pouso” esta equivocada.

  27. Se é segredo não deveria ser revelado, agora já era, espero que outros segredos não sejam revelados também e por em risco a segurança da aviação ok pessoal.

  28. Muito boa as informações, porém preocupante. Imagine as pessoas com intenções maldosa, ao saber destas informações, eles já entram altamente prevenidos, para aplicar algum delito.

  29. Acho que as informações sobre a trava dos banheiros e o machado não deveriam ser divulgadas. Se são itens de segurança, quanto menos conhecimento houver sobre a existência deles, melhor.

  30. Parabéns pela matéria, no entanto, realizo uma pequena ressalva: informações para manutenção da segurança vital de todos não deve ser amplamente divulgada para não exaurir seu primado maior.

  31. nada de novidade nessa materia, coisas que todo mundo sabe, e se nao sabe é porque nao quer. comentarios exagerados. O povo acha que aviaçao é glamour..Levou bronda da comissaria da United?..sim, la tripulante nao é trouxa que nem aqui e manda sentar a calar a boca mesmo. A empresa tem obrigaçao de transportar com segurança o passageiro do ponto A ao ponto B, só isso,,,tem gente que acha que voar em companhia aérea é estar pegando uma limusine pra ir para o Oscar….segredos a aviaçao comercial tem , e muitos que aqui nem vou citar por profissionalismo. Segredos estao nas cargas transportadas que se passageiro souber nao passa nem na porta do aviao, problemas de manutençao, e tantas outras, que nao sao nada diferentes do resto dos transportes, ou empresas, no mundo todo. Aviaçao comercial é igual a qualquer outra empresa gente. Quem fala que empresa aerea so quer saber de lucro ..tem dó ne…o Mac Donalds ta preocupado com a sua dieta?…a empresa de onibus ta preocupada se vc vai chegar atrazado no trabalho?…sua empresa de tv a cabo esta preocupada com a qualidade do sinal e o conforto do cliente?…hahahahhaha, só rindo mesmo.

  32. O pior de tudo é ouvir o inglês ” macarrônico ” dos comissários de bordo. Incomoda muito. Tem uns comissários que falam tanto, que coloco um protetor auricular para não escutar.

  33. Post interessante, mas existem coisas que somente a tripulação deveria saber por serem escondidos dos passageiros. São itens de segurança. Erraram feio ao divulgar esses detalhes. São curiosidades, mas como já disseram, existem muitas pessoas mal intencionadas em todos os lugares. Deveriam remover estes itens…

  34. Muita inocência achar que são segredos informações veiculadas na internet… Os segredos mesmo pertencem a seus guardiões

  35. Srs, a verdade está lá fora…..quem procura acha…e etc.
    Quem nao gosta de informacao por favor para de navegar na Internet.

  36. A reportagem é ingênua e todos os itens mencionados são de conhecimento da maioria dos que voam constantemente , inclusive da trava do banheiro e do alarme de incêndio e outros alarmes , pois cada som significa situações de risco diferentes…

  37. Bem, curiosidades, novidades, segredos e comentários a parte, esqueceram de dizer o que acontece durante o vôo lá na frente, dentro do cockpit (ou cabine para quem não sabe). Há momentos em que o computador de bordo desliga, o TCAS (transponder) não está ligado, existe os problemas com a meteorologia, ventos fortes, nuvens cirrocumulus, zonas aéreas proibidas em que seu vôo passa quase perto e até mesmo, nem sabem os sufocos que passam comandante e co-piloto em determinados vôos sabendo que há componentes da aeronave que não estão funcionando, mas “dá para aguentar” até o pouso, pois faltam poucos quilometros… disseram somente do ambiente interno e não do externo. Enquanto você toma sua aguinha, sua coquinha, seu guarazinho, lá na cabine os caras estão suando frio, amigos!!!

  38. SR. LEVY, Depende a Cia Aérea; Tenho o dever de informar que participei de um torneio de sinuca no R. de Janeiro; e para minha surpresa chegando no Aeroporto do R. de Janeiro verifiquei que tinha quebrado o meu taco de sinuca; avisei no guichê da mesma Cia Aérea (eles ficarão com o taco quebrado e me deram um formulário para preenchimento dos dados resumindo comprei um taco similar e 40 dias após recebi em conta informada o reembolso; quer saber a Cia Aérea é a AZUL; apesar do infortúnio; eu compreendi que foi um infortúnio mas o prejuízo foi amenizado pela Cia e não precisei brigar com ninguém não só segui todos os passos que eles foram me indicando.
    Carlos A. Martins – Foz do Iguaçu-PR.

  39. Desculpe, mas estas informações não deveriam ser divulgadas. Gosto muito do site, mas acho que estas informações expostas foram totalmente contra a segurança de voo.

    Lamento muito isto e sugiro, gentilmente a remoção da matéria.

  40. As informações acima não são reveladas pelas companhias aéreas por bons motivos. Pelos mesmos motivos, as informações não deveriam ser publicadas para todo mundo ver.

  41. O cara falou do machado, mas não disse onde fica. E acredito que, em casa avião, fica em um local diferente. Se deveriam ou não ser divulgada, que importa? Já foi divulgada mesmo. Quanto mimimi de coxinha e de mortadela.

  42. Inocente da parte de vcs reclamarem do site e acharem que ninguém sabe desses “segredos”. Por favor…
    Qualquer pessoa hoje em dia tem acesso à internet e pode consultar estas informações nas páginas gringas ou até mesmo nas lei que regulamenta a aviação civil.

    Pra quem quer fazer bobagem, basta ter grampo de cabelo ou caneta que já é suficiente.

  43. Prezado Vinicius Silva.
    O Comandante tem sim a prerrogativa de impedir o embarque de passageiros que possam causar qualquer transtorno a bordo ou a segurança de voo seja com as portas abertas ou fechadas. Para isso existe leis, regras e tudo isso escrito nos manuais de operação das empresas.
    Vc deveria se informar mais antes de escrever algo que, pelo visto, vc não conhece. O Comandante da aeronave é autoridade máxima a bordo, portanto, ele, não cometerá abusos pois estuda, estudou e tem muito treinamento e discernimento para tal.

  44. Em primeiro lugar, parabéns ao Roberto, concordo plenamente com sua opinião.
    Sou comissária há 12 anos e não vejo o menor problema em divulgar estes “segredos”, bem na realidade segredo nunca foi…
    Estas informações estão ao alcance de qualquer pessoa que tenha o mínimo de curiosidade ou que zele por sua segurança, inclusive acho de grande utilidade que as pessoas conheçam determinados procedimentos a fim de respeitá-los para que se possa fazer uma viajem mais segura!
    Eu me sinto apenas na obrigação de esclarecer que não temos autorização para utilizar nenhum tipo de artes marciais durante nosso trabalho, por isso no Brasil não existem empresas de aviação que transmitam este tipo de conhecimento, caso algum tripulante venha a resolver alguma questão por estes meios será por sua conta e risco.
    Por ultimo, esclareço também que o comandante é sim a autoridade máxima lá dentro, e se achar conveniente, ele pode mandar algemar, prender, desembarcar e tomar a medida que achar conveniente para que o voo termine de maneira segura e todos cheguem ao seu destino íntegros e se possível no horário previsto, pois informo também que nenhum tripulante ganha hora extra para achar que os atrasos que geralmente ocorrem são do gosto da tripulação.

  45. Sr. Well Pereira, se o seu inglês é tão bom que incomoda-o ouvir o(a) comissario(a) ‘derrapar’ no inglês, creio que também deverá ficar ‘irritadinho’ ao ouvir comissario(a)s de língua inglesa derrapando no nosso idioma, ou não? Ou quis apenas tornar público seu conhecimento da língua de Shakespeare

  46. Todos os tópicos, com exceção da trava de segurança, não são segredo para ninguém. Qualquer pessoa em qualquer curso de comissário que fizer vai aprender isso tudo. A questão da trava realmente concordo que não deveria estar nessa matéria… É questão de segurança, aí surge um doido na aeronave querendo ver se é verdade e pronto… Quanto ao machado somente a tripulação sabe onde ficam, não tem tanto problema em expor isso… Mais uma vez ótima matéria Thiago.

  47. Aos que dizem que as informações não deveriam ser publicadas, é só lembrar que quem pretende utilizar esses dados para terrorismo, por exemplo, já sabe de tudo isso e muito mais.

  48. Como mencionou o artigo, os comandantes são absolutos, autoridades máximas dentro da aeronave, menos no Brasil, onde uma “prizidenta”, em um voo para o Equador, descascou o comandante do avião presidencial, inclusive com palavrões típicos da sua índole, por o mesmo ter alterado a rota para desviar de uma tempestade sobre o Acre. FAto sabido mas não divulgado, é óbvio! Nos EUA o presidente mais poderoso do mundo é mero passageiro. Isso é BRAZIU!

  49. Gilberto, mas teve um presidente que se deu mal nesta. Foi o presidente polonês, não ele, mas indiretamente um oficial que forçou o comandante a pousar em um aeroporto russo, sem a mínima condição meteorológica e ainda por cima não tinha o aeroporto a aparelhagem necessária para dar suporte com segurança ao pouso. Só porquê era um evento oficial. O resultado todo mundo sabe. Ou seja, o comandante não exerceu a autoridade máxima na cabine e por ter uma patente menor obedeceu a desastrosa ordem. E muitos outros casos ocorreram, incluindo na aviação civil. E esta premissa não é válida, Já existem casos em que o co-piloto pode questionar e discordar, coisa impensável apenas alguns anos atrás.
    Quanto ao machado, porquê todo este alvoroço? Note que a foto foi tirada do e-bay, então com certeza lá deve estar anunciado. E a trava de segurança está correta, vide o caso da VARIG 707 (Orly), aonde em procedimento para o pouso um “inteligente” se trancou no banheiro, acendeu um cigarro e o jogou na cesta de lixo. Gostei da explicação da luz. O resto a maioria eu já sabia…

  50. As únicas aeronaves com informações secretas são as aeronaves militares em missões especiais. A realidade da aviação civil é que todos os sistemas, sub sistemas e seus agregados são expressamente publicados para o conhecimento do grande público de reparadores e operadores. Sendo assim, desconheço restrições ou proibições para comentários sobre sistemas e seus funcionamentos para esse grande público conhecedor do assunto.

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