Aeroflot dispensa ‘aviões velhos’ para ter 339 jatos MC-21

Segundo mídia russa, companhia aérea russa não quer mais receber os modelos Tupolev Tu-214 e SJ100, encomendados em 2022
MC-21-310
O protótipo 005 do MC-21, que é equipado com motores PD-14 produzidos na Rússia (UAC)

A Aeroflot, a maior e mais tradicional companhia aérea russa, decidiu rever uma enorme encomenda fechada em 2022 com a United Aircraft Corporation (UAC) para receber 339 jatos comerciais novos.

Originalmente, o pedido incluía 40 unidades do Tu-214, 89 SJ100 e 210 jatos MC-21, este último o avião comercial mais avançado desenvolvido na Rússia.

No entanto, o presidente executivo da empresa, Sergei Aleksandrovsky, afirmou à emissora Rossiya que a Aeroflot pretende converter todos os pedidos para o modelo MC-21.

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“Dado que os prazos estão cada vez mais atrasados, analisamos atentamente o acordo com o fabricante. Estamos falando em transformar todas as 339 aeronaves em MC-21,” disse Aleksandrovsky.

Tupolev Tu-214
Tupolev Tu-214 (UAC)

Conteúdo local, cronograma atrasado

Enquanto o Tu-214 é um jato de concepção antiga, que surgiu quase no fim da União Soviética e mal foi produzido, o SJ100 é uma variante “russificada” do SuperJet, ou seja, sem componentes de fornecedores ocidentais.

O jato regional de 100 assentos, no entanto, não é mais operado pela Aeroflot, que os repassou à subsidiária Rossiya Airlines.

Versão "russificada" do SuperJet
Primeiro voo do SJ-100: nova variante do Superjet tem mais componentes fabricados na Rússia (Rostec)

Já o MC-21 é uma aeronave com capacidade para até 211 passageiros na variante MC-21-310. A Aeroflot contaria ainda com outra versão menor, o MC-21-200, que tem capacidade semelhante a um Airbus A320neo.

Atualmente a UAC está no processo de certificação do MC-21 com motores russos PD-14 e conteúdo local. A previsão mais recente é que os primeiros jatos possam ser entregues em 2025 ou 2026.

A despeito dos atrasos, a UAC planeja produzir 270 MC-21 até 2030.

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