Novo jato comercial russo MC-21 só deverá ser entregue entre 2025 e 2026

Aeronave para 210 passageiros da Yakovlev tinha previsão de entrada em serviço em 2024, mas CEO da estatal Rostec disse à mídia russa que jato precisa concluir testes
Protótipo do MC-21 com motores PD-14
Protótipo do MC-21 com motores PD-14 russos (Rostec)

Aeronave comercial mais avançada da Rússia, o jato MC-21, da Yakovlev, teve seu cronograma atrasado em até dois anos, reconheceu a estatal Rostec, segundo a mídia do país.

Após um adiamento anterior, o MC-21 passou a ter a previsão de entrega das primeiras unidades em 2024, mas segundo o CEO da Rostec Sergei Chemezov, a aeronave de 211 assentos só deverá entrar em serviço em 2025 ou 2026.

O motivo alegado envolve os testes com o jato, que ainda não foram concluídos. “Ainda não terminamos os testes”, disse Chemezov à Interfax. “Ainda estamos preocupados com a segurança de todos nós…seremos nós que realmente pilotaremos esses aviões.”

O MC-21 tem a mesma capacidade do A320 e o Boeing 737: varia de 163 a 211 passageiros (Divulgação)
O MC-21-300 com motor Pratt & Whitney PW1400G: sanções obrigaram a troca do fornecedor (Divulgação)

Projeto global virou solução doméstica

Com um porte semelhante ao A320neo e o 737 MAX, o MC-21 foi lançado como um futuro competidor global e por isso foi concebido com componentes ocidentais como os motores Pratt & Whitney PW1400G.

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A invasão da Criméia e posteriormente da Ucrânia pela Rússia complicaram o projeto à medida que sanções do Ocidente passaram a impedir que tecnologia fosse repassada ao programa.

O governo russo então não teve outra alternativa a não ser substituir as peças por equivalentes locais. O turbofan, por exemplo, passou a ser o PD-14, da Aviadvgatel.

Rossiya será a primeira cliente

A versão ‘russificada’ MC-21-310 voa desde dezembro de 2020 e ganhou a companhia do primeiro protótipo em outubro de 2022, que teve os motores da Pratt & Whitney trocados pelo similar russo.

Também as asas em material composto passaram a ser fornecidas por uma empresa do país, mas mesmo com alguns avanços, o projeto ainda parece longe da produção em série.

Protótipo do MC-21-300 com pintura da Rossiya, cliente de lançamento do jato russo

Os primeiros seis MC-21 deverão ser entregues à Rossiya Airlines, que é parte do grupo Aeroflot. Um dos aviões de testes recebeu a pintura da transportadora em um esforço de marketing.

Enquanto espera pela nova aeronave e também a nova versão do SuperJet, as companhias aéreas russas deverão receber jatos obsoletos que estão voltando a ser montados como o Tupolev Tu-214 e o Il-96.

 

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