A Airbus sofreu um revés ao ver o Grupo Air France-KLM reduzir seu pedido de oito A350F para seis aeronaves.
A decisão foi tomada em virtude do novo atraso no cronograma do widebody cargueiro, segundo declarações à mídia.
Com 111 toneladas de capacidade de carga paga, o A350F será uma alternativa ao fim da produção do Boeing 777F, mas a entrada em serviço foi empurrada para 2027.
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A Airbus originalmente pretendia entregar o primeiro A350F em 2025 mas postergou o prazo para o ano seguinte e recentemente pela segunda vez.
O motivo, segundo a fabricante, são os problemas na cadeia de suprimentos que impedem que a produção do widebody atinja o ritmo desejado.
Apesar disso, a Airbus iniciou a montagem da primeira aeronave, com o envio de aeroestruturas para as instalações de Hamburgo, na Alemanha.

Substituto do 777F e do 747-400F
Dos seis A350F do grupo franco-holandês, três serão operados pela Air France e três pela Martinair, subsidiária de carga da KLM – anteriormente cada uma delas teria quatro aeronaves.
Esses aviões substituirão os 777F e 747-400F oferecendo um custo operacional bem menor.
O total de pedidos do A350F cairá para 61 aeronaves, mas a Air France-KLM não abrirá mão dos jatos, que serão convertidos em A350-900 para passageiros.