Airbus A321XLR atrasa novamente e entrada em serviço fica para o segundo semestre

Jato de um corredor com alcance de widebody deveria iniciar operação até o final de junho. LATAM é uma das clientes do modelo

LATAM A321XLR
LATAM esperava receber primeiro A321XLR em 2025 (Airbus)

O aguardado A321XLR, versão de ultra longo alcance do jato de fuselagem estreita, teve sua entrada em serviço postergada para o 3º trimestre de 2024, revelou a Airbus.

Até então, a fabricante planejava que o primeiro avião começasse a operar no 2º trimestre deste ano. A meta anterior, no entanto, já trazia um atraso em relação ao plano original, de início dos voos comerciais em 2023.

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Segundo o Airbus, o primeiro A321XLR de um cliente entrou na Linha de Montagem Final (FAL em inglês) em dezembro apenas. O novo atraso foi justificado por conta do processo de certificação que “levou um pouco mais de tempo do que inicialmente esperado”, disse Guillaume Faury, CEO da empresa.

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LATAM será uma das clientes na América do Sul

A aeronave promete voar distâncias hoje só capazes com widebodies. São 8.700 km de alcance, suficiente para ir a destinos na Europa partindo de regiões centrais do Brasil.

A321XLR
A321XLR (Airbus)

A LATAM é, por enquanto, a única cliente do modelo no Brasil, e espera receber os primeiros jatos em 2025.

Entretanto, o A321XLR ainda aguarda a certificação de tipo da EASA, autoridade de aviação civil europeia, e da FAA, a agência similar dos EUA.

Há ao menos 550 pedidos da versão, de dezenas de companhias aéreas do mundo.

A Airbus produz o A320 na França, Alemanha, EUA e China (Airbus)

Metas de produção

Em seu relatório de resultados de 2023, a Airbus confirmou que trabalha para atingir uma razão de produção mensal da família A320neo de 75 aeronaves até 2026.

O A220, que é montado no Canadá e nos EUA, tem meta de 14 aeronaves mensais dentro de dois anos.

Entre os widebodies, a Airbus pretende fabricar mensalmente quatro A330 ainda neste ano, enquanto o A350 terá uma produção mensal de 10 aeronaves em 2026.

 

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