Airbus confirma A350 cargueiro, que deve estrear em 2025

Aeronave baseada predominantemente na variante -1000 será capaz de transportar mais de 90 toneladas de carga
Airbus A350-1000

Após ser aprovada pelo comitê diretivo, a Airbus anunciou nesta quinta-feira, 29, que lançará uma variante cargueira do jato A350. O executivo-chefe da empresa, Guillaume Faury, durante entrevista sobre os resultados do primeiro semestre de 2021, revelou que o jato de carga será capaz de transportar mais de 90 toneladas.

O CEO da Airbus confirmou também que o A350 cargueiro será predominantemente baseado na variante -1000 do jato de longo alcance, embora aproveite outros elementos do modelo -900.

A previsão é que o widebody de carga faça sua estreia no mercado em 2025. A Airbus espera se beneficiar do aprendizado obtido ao transformar o A330 no BelugaXL, aeronave de grande volume interno usada para transportar seções de fuselagens e asas entre as plantas da empresa.

A Airbus acredita que as mudanças ambientais instituídas pela ICAO em 2028 deverão ajudar o A350 de carga ao proibir a operação de aeronaves cargueiras mais antigas.

Faury ainda previu que a Airbus terá o único cargueiro de nova geração na segunda metade da década. A Boeing, por sua vez, pretende lançar um 777X cargueiro, mas vê essa possibilidade apenas a médio prazo.

Os avanços em ambos os programas têm sido estimulados pela Qatar Airways, que já manifestou a intenção de contar com novos widebodies cargueiros num futuro breve.

Total
0
Shares
Previous Post

Operadora sul-africana de aeroportos ACSA deixa sociedade na GRU Airport

Next Post

Antonov agora admite parceria com Canadá para produção do jato An-74 modernizado

Related Posts