Novo cliente da Airbus, SKY Express receberá quatro A320neo  e mais dois por meio de leasing (Airbus)

A Airbus anunciou nesta semana um novo cliente para o A320neo, a companhia aérea grega SKY Express. A empresa, sediada em Atenas, fechou um acordo para quatro unidades da versão intermediária, porém, também receberá mais dois A320neo por meio de leasing com o ACG Aviation Capital Group.

Embora tenha um nome parecido com o da companhia chilena SKY, as duas empresas não têm relação. A SKY Express foi fundada em 2005 e opera uma frota de 11 turboélices ATR 42 e 72.

“É uma boa notícia que a SKY Express escolheu o A320neo para expandir suas operações e destinos para uma rede internacional europeia. Este é um passo ousado para o desenvolvimento da companhia aérea e estamos orgulhosos de contribuir para isso com o A320neo permitindo o melhor desempenho em termos de consumo de combustível, emissões de carbono e ruído”, disse Christian Scherer, presidente da divisão comercial da Airbus.

Os A320neo da SKY Express serão equipados com os turbofans CFM Leap-1A. No entanto, a Airbus e a nova cliente não revelaram quando os jatos serão entregues.

Sem pedidos em setembro

A Airbus tem se beneficiado dos problemas com o rival 737 MAX, da Boeing, para ampliar a carteira de pedidos da família A320neo. O panorama positivo só acabou afetado por conta da pandemia que praticamente desacelerou o mercado de aviões comerciais novos.

Em setembro, a fabricante europeia não conseguiu uma única encomenda. No terceiro trimestre, apenas cinco aviões foram encomendados, sendo dois A321neo para a Lufthansa Technik, mas que serão usados pela Força Aérea da Alemanha. A Airbus acumulava até setembro 300 pedidos líquidos de aviões comerciais em 2020.

A empresa grega voa hoje com 11 turboélices ATR (Eduard Marmet)

Veja também: Companhia do Líbano recebe o Airbus A320 número de série 10.000