Airbus fechou companhia aérea dos ‘aviões baleia Beluga’

Empresa criada há três anos usaria os volumosos jatos para transporte de cargas especiais. Um deles chegou a vir ao Brasil em 2022
O Beluga ST é operado pela Airbus desde 1995 (Airbus)
Baseado no A300, o BelugaST é operado pela Airbus desde 1995 (Airbus)

A Airbus decidiu fechar a companhia aérea de cargas especiais que usaria a frota mais antiga de aeronaves Beluga ST, uma adaptação do A300-600 com fuselagem volumosa para levar aeroestruturas.

A informação foi revelada pelo jornal francês Les Echos e confirmada pela Flight Global nesta sexta-feira, 24.

A empresa aérea Airbus Beluga Transport foi criada há exatos três anos como uma forma de aproveitar quatro dos cinco Beluga ST.

Com uma nova geração de jatos baseada no maior A330-200 (Beluga XL), a fabricante passou a colocar a frota antiga à disposição de clientes externos.

O Beluga ST (direita) foi substituído pelo Beluga XL
O Beluga ST (direita) foi substituído pelo Beluga XL (Airbus)

Diante da redução da disponibilidade dos Antonov An-124 no mercado de cargas especiais, o Beluga parecia ser uma boa ideia, a despeito da logística mais complexa de manuseio de carga.

Em janeiro do ano passado, a Airbus Beluga Transport obteve o Certificado de Operador Aéreo (AOC), encaminhando sua operação comercial.

No entanto, os quatro jatos remanescentes realizavam basicamente voos para unidades da Airbus até o começo de janeiro, quando deixaram de operar.

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Os Beluga F-GSTC e F-GSTD não voam desde 6 e 8 de janeiro enquanto as aeronaves F-GSTB e F-GSTE realizaram seus últimos voos em 17 de janeiro.

Atualmente há dois Beluga ST em Bourdeaux e dois em Toulouse, sede da Airbus. O primeiro deles, F-GSTA, está desativado desde 2021.

Airbus Beluga trouxe o ACH160 ao Brasil em julho de 2022 (Foto: Thiago Vinholes)
Airbus Beluga trouxe um helicóptero ACH160 ao Brasil em julho de 2022 (Foto: Thiago Vinholes)

Cara de baleia

A Airbus afirmou à Flight Global que o encerramento da companhia aérea acabou de começar e não há um prazo para ser concluído. A empresa não explicou os motivos que a levaram a abandonar o projeto.

A Airbus Transport International, divisão responsável pelo transporte de aeroestruturas, tem em serviço hoje seis A330-743L Beluga XL, que podem levar mais carga que seu antecessor.

O primeiro Beluga fez seu voo inaugural em setembro de 1994 e entrou em serviço um ano depois para aposentar os velhos quadrimotores Super Guppy, adquiridos pela Airbus de segunda mão.

Com uma aparência incomum, o Beluga não podia ser batizado de outra forma que homenageando a conhecida baleia. A Airbus até brincou com isso na nova geração, que inclui até ‘olhos’ e uma ‘boca’ desenhadas na fuselagem.

Uma sessão de fuselagem do A330-900neo sendo embarcada no BelugaST; cargueiro comporta até 47 toneladas (Airbus)
Uma sessão de fuselagem do A330-900neo sendo embarcada no BelugaST; cargueiro comporta até 47 toneladas (Airbus)

Beluga no Brasil

Buscando demonstrar a capacidade sem igual do Beluga, a Airbus realizou um voo de carga para o Brasil em julho de 2022. O A300-600ST fez escalas em Fortaleza e Campinas, onde desembarcou um helicóptero ACH160.

Além do Brasil, a aeronave voou para outros destinos inéditos como os Estados e a China.

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