Airbus pode introduzir pontas de asas dobráveis em seus futuros aviões
Empresa inaugurou um novo centro de pesquisa de asas no Reino Unido, que pretende estudar soluções mais eficientes para suas novas aeronaves

A Airbus deve “copiar” uma solução usada pela Boeing no 777X em suas futuras aeronaves, as pontas de asas dobráveis.
A fabricante de aviões europeia citou o mecanismo em um comunicado sobre a inauguração do Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Asas (WTDC), em Filton, Reino Unido, em 4 de julho.
O novo centro de pesquisas será responsável por dar sequência ao programa Wings of Tomorrow, em que a Airbus avalia tecnologias para tornar as asas mais longas, esguias e mais leves, em busca de uma maior eficiência de combustível e redução de emissão de poluentes.

Há alguns anos, a Airbus tem avaliado configurações que incluem perfis laminares, asas estendidas e o demonstrador AlbatrossOne, que testou pontas de asas semi-aeroelásticas que podem ser dobradas.
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Se na Boeing, a solução encontrada foi dobras as pontas das asas para cima, como em aeronaves militares que operam em porta-aviões, a Airbus avalia um mecanismo que abaixa as pontas das asas.
Em comum, as pontas de asas dobráveis permitem que aeronaves com grandes envergaduras possam nos aeroportos atuais, sem a necessidade de adaptações.

“O novo Wing Technology Development Center nos ajudará a fundamentar nossa pesquisa na praticidade. Um elemento-chave de como fornecemos tecnologia para asas de aeronaves de próxima geração é por meio do Wing of Tomorrow (WoT), nosso maior programa de pesquisa e tecnologia liderado pela equipe no Reino Unido”, disse Sue Partridge, chefe do programa.
A Airbus tem investido em tecnologias para aeronaves movidas a hidrogênio, que entre várias características, devem ter asas de grande envergadura e perfil bastante esguio já que o combustível terá de ser transportado dentro da fuselagem.