Airbus lança seu novo modelo, um navio com velas futuristas

Fabricante introduzirá três novas embarcações sustentáveis, com propulsão assistida por vento, para transportar peças de jatos A320neo entre a Europa e os EUA
Projeção do novo navio: propulsão complementar pelo vento (Airbus)

A Airbus deixou de lado suas aeronaves por um instante para pensar em navios. A fabricante anunciou a renovação de sua frota de embarcações fretadas que transportam subconjuntos de jatos entre a Europa e os Estados Unidos.

No lugar de navios que queimam diesel para levar partes de aviões da família A320 para Mobile, no Alabama, a Airbus colocará em operação a partir de 2026 três embarcações com perfil sustentável, movidas por uma combinação de seis rotores Flettner – grandes cilindros giratórios que geram sustentação graças ao vento, impulsionando o navio para frente – e dois motores bicombustíveis movidos a óleo diesel marítimo e e-metanol.

Para construir e operar os novos navios, a Airbus contratou o armador Louis Dreyfus Armateurs que deverá substituir os atuais navios gradualmente.

A Airbus espera reduzir as emissões transatlânticas médias anuais de CO2 de 68.000 para 33.000 toneladas até 2030.

Atualmente, a Airbus utiliza navios movidos a diesel para levar as peças dos aviões (Airbus)

“A renovação da nossa frota marítima é um grande passo em frente na redução do nosso impacto ambiental”, disse Nicolas Chrétien, chefe de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Airbus.

“A última geração de embarcações propostas pela Louis Dreyfus Armateurs é mais eficiente em termos de combustível do que os seus antecessores, utilizando tecnologias de ponta, como a propulsão assistida pelo vento”.

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Atualmente, os navios da empresa levam estruturas das aeronaves de Saint-Nazaire, França, para sua linha de montagem final de aeronaves de corredor único em Mobile, Alabama.

Além de serem mais eficientes, os novos navios também serão mais capazes. Segundo a Airbus, cada um deles terá capacidade para transportar cerca de setenta containers de 40 pés e seis conjuntos de aeronaves de corredor único – asas, fuselagem, suportes de motor, além de partes da cauda. As embarcações em operação hoje só podem levar de três a quatro conjuntos.

Em 2024, a fabricante vai testar um sistema de propulsão semelhante em um dos seus navios de transporte (Airbus)

Antes de receber os novos navios, a Airbus irá equipar um dos barcos atuais com uma tecnologia de propulsão assistida pelo vento semelhante. Três velas de 22 metros de altura serão instalados no navio Ville de Bordeaux em 2024.

A renovação da frota também é justificada pela meta de ampliar a produção mensal da família A320 para 75 aeronaves até 2026.

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