Airbus rescinde contrato de 50 A321neo com a Qatar Airways

Cancelamento do acordo ocorre em meio à uma disputa judicial movida pela companhia aérea a respeito do desgaste prematuro da pintura de seus A350
Projeção do A321neo da Qatar (Airbus)

A Airbus confirmou ter rescindido um contrato de venda de 50 A321neo para a Qatar Airways, afirmou um porta-voz da empresa a Bloomberg News.

“Confirmamos que rescindimos o contrato de 50 A321s com a Qatar Airways de acordo com nossos direitos”, disse o representante da empresa, sem explicar os motivos.

A decisão de romper o acordo com a companhia aérea do Oriente Médio foi anunciada durante uma audiência na Alta Corte do Reino Unido em Londres nesta quinta-feira, segundo fontes da Reuters.

A Qatar Airways e a Airbus estão em meio a uma disputa judicial a respeito de problemas de degradação da pintura de 21 de seus A350. A companhia aérea acusa a fabricante de não reconhecer a gravidade do caso e não tomar atitudes para resolvê-lo.

Por conta do impasse, a Qatar retirou as aeronaves de serviço por acreditar existir riscos em relação à segurança, o que a Airbus nega veementemente.

A350 da Qatar: pintura tem se degradado antes do tempo

O pedido de 50 A321neo foi feito pela Qatar em 2017 e que foi modificado em 2019 para incluir a variante A321neo LR, de longo alcance. Os modelos são do tipo ACF, com configuração mais maleável a fim de atender a vários tipos de rotas.

O primeiro A321neo da Qatar seria entregue em fevereiro de 2023 e a empresa teria deixado claro que irá exigir o cumprimento do contrato.

Aeronave mais bem vendida da Airbus em anos recentes, o A321neo tem uma longa fila de espera, tornando os slots ocupados pela Qatar na linha de montagem bastante atraentes para outros clientes.

Total
9
Shares
0 0 votes
Article Rating
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
edmundo
edmundo
4 meses atrás

Airbus esta errada pois o A350 tem mesmo um problema serio na pintura e vai se ferrar com este cancelamento de contrato ! ta entregando um cliente fiel de volta para a BOEING ! isto nao eh maneira de tratar um cliente em nenhum lugar do mundo !

Previous Post

Chile deve adquirir três aviões radares E-3D do Reino Unido

Next Post
(Airway)

LATAM voltará a voar entre o Rio de Janeiro e Lima em março

Related Posts