Airbus termina 1º semestre de 2021 com saldo de 38 pedidos de aviões comerciais
Além disso, fabricante conseguiu entregar 297 jatos comerciais nos primeiros seis meses do ano, 77 deles apenas em junho

A Airbus chegou ao fim do primeiro semestre de 2021 registrando 165 novos pedidos de jatos comerciais. No entanto, por conta de cancelamentos, a fabricante viu sua lista de encomendas firmes crescer em apenas 38 aeronaves.
O resultado positivo só foi possível graças à encomenda de 70 A321neo anunciada pela United Airlines em junho. A variante de maior capacidade da família de aviões de corredor único contribuiu com um saldo de 69 unidades, compensando a redução de 52 aeronaves A320neo no período.
A despeito de três cancelamentos, o A220-300 terminou o semestre com 18 pedidos líquidos. Principal aeronave de longo alcance da Airbus, o A350-900 obteve cinco pedidos novos, mas que acabaram ‘neutrlizados’ devido ao cancelamento de igual número de aeroanves.
Comparado ao mesmo período de 2020, o saldo de encomendas caiu 1.275%. No ano passado, a Airbus terminou o 1º semestre com 298 pedidos líquidos, a maior parte de acordos fechados em janeiro, pouco antes da pandemia do Covid-19 causar uma disrupção sem precedentes na indústria.

Entregas crescem
A Airbus conseguiu ao menos retomar um ritmo de entregas maior em 2021. Se no ano passado apenas 196 aeronaves haviam sido enviadas aos clientes nos primeiros seis meses, neste ano o total atingiu 297 (crescimento de 52%).
Apenas em junho foram 77 jatos comerciais, 57 da família A320. O widebody A350 teve 11 entregas realizadas no mês passado, elevando o total do ano para 30 unidades.
Em recentes declarações, a Airbus tem revisto seu cronograma de produção, prevendo um aumento no ritmo de montagem de seus jatos nos próximos anos. A previsão é que a demanda no transporte aéreo retome o nível pré-pandemia por volta de 2023.
Veja as 77 aeronaves comerciais entregues pela Airbus em junho:
Cliente | Quantidade | Aeronave |
---|---|---|
Air Canada | 3 | A220-300 |
Air Baltic | 1 | A220-300 |
Delta | 1 | A220-300 |
AEROFLOT | 1 | A320neo |
AIR TRAVEL | 1 | A320neo |
FRONTIER AIRLINES | 1 | A320neo |
JAZEERA AIRWAYS | 1 | A320neo |
PRIVATE CUSTOMER | 1 | A320neo |
SIBERIA AIRLINES | 1 | A320neo |
SKY EXPRESS | 1 | A320neo |
VISTARA | 1 | A320neo |
VIVA AIR COLOMBIA | 1 | A320neo |
AIR CHINA | 2 | A320neo |
CHINA EASTERN AIRLINES | 2 | A320neo |
FLYNAS | 2 | A320neo |
SPRING AIRLINES | 2 | A320neo |
SICHUAN AIRLINES | 4 | A320neo |
SPIRIT AIRLINES | 4 | A320neo |
VOLARIS | 5 | A320neo |
Delta | 1 | A321ceo |
Aer Lingus | 1 | A321neo |
AIR CHINA | 1 | A321neo |
Air Transat | 3 | A321neo |
AMERICAN AIRLINES | 2 | A321neo |
Cathay Pacific | 1 | A321neo |
CHINA SOUTHERN AIRLINES | 1 | A321neo |
GULF AIR | 1 | A321neo |
INDIGO | 1 | A321neo |
JETBLUE AIRWAYS | 2 | A321neo |
JUNEYAO AIRLINES | 1 | A321neo |
LUFTHANSA | 1 | A321neo |
MIDDLE EAST AIRLINES | 1 | A321neo |
PEACH | 1 | A321neo |
Salam Air | 1 | A321neo |
Scoot | 1 | A321neo |
SPRING AIRLINES | 2 | A321neo |
TURKISH AIRLINES | 2 | A321neo |
Vistara | 1 | A321neo |
WIZZ AIR HUNGARY | 2 | A321neo |
Airbus Defense | 1 | A330-200 |
Corsair | 1 | A330-900 |
Delta | 1 | A330-900 |
AEROFLOT RUSSIAN AIRLINES | 3 | A350-900 |
AIR FRANCE | 1 | A350-900 |
CHINA SOUTHERN AIRLINES | 1 | A350-900 |
JAPAN AIRLINES | 1 | A350-900 |
SCANDINAVIAN AIRLINES | 1 | A350-900 |
SINGAPORE AIRLINES | 1 | A350-900 |
World2Fly | 1 | A350-900 |
Cathay Pacific | 1 | A350-1000 |
Air Caraibes | 1 | A350-1000 |
Emirates | 1 | A380 |