Angola pode adquirir quatro Embraer KC-390, diz governo Lula

Durante visita ao país africano, presidente brasileiro afirmou querer vender aeronave multimissão para a força aérea local, cuja frota é majoritariamente de origem russa
Embraer KC-390 Millennium (FAB)

A Angola se tornou um novo potencial cliente do avião multimissão C-390 Millennium, da Embraer, segundo declarações do governo Lula.

O presidente brasileiro visitou o país africano na semana passada, após encontro com os membros do BRICs na África do Sul. Segundo declarações de Lula, Angola poderia adqurir quatro C-390 além de renovar a frota de aeronaves Super Tucano.

O país é o segundo maior no mundo que utiliza o idioma português após o Brasil e desde sua fundação, em 1975, é governado sob influência e comunista e socialista.

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Por conta disso, a frota da força aérea nacional angolana é basicamente composta por aeronaves russas, entre eles caças Sukhoi Su-30. O país, no entanto, recebeu 12 aviões de treinamento EMB-312 Tucano e seis EMB-314 Super Tucano, de ataque leve.

A frota de aviões da Forç Aérea Nacional de Angola é formada basicamente por aeronaves russas (Dmitry Karpezo)

A frota de aviões de transporte é formada por turboélices An-12, An-26, An-32 e An-72, além de um Casa 212 e sete jatos Il-76, segundo o World Air Forces 2023.

Em 2022, o governo angolano firmou um acordo com a Airbus para receber três turboelices C295, dois deles para patrulhamento marítimo e um para missões de transporte.

Angola adquiriu três turboélices C295 para transporte e patrulhamento marítimo (Airbus)

TAAG cliente dos E2?

Angola não faz parte da lista de oito países onde existem negociações para acordos a respeito do C-390 e que inclui outras nações africanas como a África do Sul, o Egito e Ruanda.

Uma possível venda do C-390 Millennium para Angola deverá contar com financiamento brasileiro, revelou o presidente da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, ao jornal O Estado de São Paulo.

A TAAG, da Angola, receberá três A220-300 em 2024 (Airbus)

Viana ainda afirmou que a companhia aérea estatal TAAG também teria mostrado interesse em encomendar jatos E2 da fabricante brasileira.

A transportadora angolana possui uma frota de 21 aeronaves, incluindo seis turboélices Dash 8-400 bastante novos e seis Boeing 737-700 com média de idade de 17 anos. No entanto, a TAAG escolheu o rival da Embraer, o Airbus A220, do qual receberá nove aeronaves a partir do ano que vem.

 

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  1. E quem vai garantir o pagamento? Vai ser o BNDES a financiar isso e ser nosso bolso a garantia? Mais um presente ao povo brasileiro desse governo comunista.

  2. É doação ? Em outras palavras: “às custas do Tesouro Nacional”, ou seja, de nossos bolsos. Não esquecer que lá é governado por um partido há mais de 04 décadas. Para bom entendedor poucas palavras bastam.

  3. Pra quem está em dúvida nós comentários Angola está em dia com os pagamentos ao BNDES não só em dia mas como já quitou tudo que devia, então eles podem pagar.

  4. Ler seu comentário fez minha tarde ficar mais “leve”, ha ha ha. Valeu!
    OBS – Quem pode afirmar com 100% de certeza de que houve (ou que está em dia) com os pagamentos. Nunca soube de que o BNDES já perdoou, no passado, dívidas de “amigos” do atual governo? Cara, deve ser muito ingênuo em acreditar em tudo que lê (ou se ouve) por aí. Nós não temos a mínima idéia do que realmente acontece nos bastidores. Posso te garantir que coisa boa não é.

  5. O próprio ex presidente Bolsonaro disse em entrevista quando foi a Angola que eles pagaram e se você der um Google vai ser a primeira coisa que aparece, inclusive pagaram tudo 5 anos adiantados em 2019. Agora Dario Lemos soltar essa sem realmente saber deixou minha manhã mais “leve” dei duas gargalhadas aqui.

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